BUSCAR
BUSCAR
Carreira
Projeto de escola em Natal auxilia escolha profissional de alunos
“Amadurecendo a escolha profissional” é realizado pelo colégio Salesiano RN. Encontros semanais virtuais dialogam sobre angústias, carreira e profissões
Redação
14/07/2020 | 15:17

A mudança no calendário do Exame Nacional do Ensino Médio, que será aplicado somente em janeiro de 2021, mexeu com a programação de estudo de milhares de alunos no país. Porém, antes disso, muitos ainda seguem com ansiedade e com uma grande dúvida: qual a carreira profissional seguir? Diante desse impasse, o colégio Salesiano RN abriu um espaço exclusivo para encontros com as turmas da 3ª Série do Ensino Médio. O projeto “Amadurecendo a escolha profissional” é coordenado pelo Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico (SAP) da instituição e promove atividades online semanais com o estudantes.

De acordo com a psicóloga educacional e gestora do SAP, Giovanna Medeiros, os encontros promovem um espaço de escuta e diálogo acerca das angústias e ansiedades que possam emergir no processo de escolha profissional.

“As reuniões acontecem uma vez por semana, sempre com uma diversidade de eixos a serem trabalhados pela equipe de psicologia. A proposta é saber de cada aluno os entendimentos sobre qual o curso que ele deseja seguir e como chegar a essa escolha, que geralmente recebe influências da família ou algumas projeções”, explicou Giovanna.

As atividades acontecem por meio de uma plataforma virtual, gerenciada pelas psicólogas, com acesso exclusivo dos alunos no ambiente de sala de aula virtual. Como o Enem também será aplicado de forma digital, além da prova impressa, os alunos seguem no processo de adaptação ao novo cenário.

“A meta deste projeto é promover um espaço de instrumentalização e reflexão acerca dos aspectos envolvidos na escolha profissional, em especial, quanto ao processo de autoconhecimento, das variáveis que interferem na escolha profissional e as exigências do mercado de trabalho. É um grupo de construção coletiva, com a presença de dinâmicas, discussões mais pessoais e atividades sobre as descobertas das profissões. Tudo é feito de forma virtual, como nas aulas diárias das turmas, para que as adaptações ao ambiente digital tenham continuidade”, finalizou.

Por conta da pandemia pelo novo coronavírus, o Enem foi adiado para o próximo ano. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto as aplicações digitais ocorrerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.