BUSCAR
BUSCAR
Educação estadual
Professores potiguares utilizam plataforma online para manter ensino durante pandemia
Plataforma digital está possibilitando a continuidade do processo de ensino para estudantes durante distanciamento social que cancelou as aulas presenciais
Redação
02/06/2020 | 15:34

A educação é um dos setores mais afetados com o distanciamento social proposto pra conter o avanço do novo coronavírus. No Rio Grande do Norte, as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março. Manter os estudantes ativos, mesmo que em casa, é o desafio que professores da rede estadual de ensino tem abraçado nos últimos meses. Oferecer o ensino remoto, que contempla uma série de estratégias pedagógicas por meio da utilização de vários materiais físicos e de ferramentas digitais, tem sido o caminho em muitas escolas.

No estado, antes da pandemia, 21 unidades escolares utilizavam a plataforma Clickideia para incorporar em suas práticas educativas o uso de recursos digitais, engajando os alunos na consolidação de uma cultura digital escolar, com novas possibilidade de criar, construir, aprender e de se comunicar, tornando as aulas mais proveitosas. A novidade é que agora, além das escolas parceiras, o portal está conectado com toda a rede estadual.

Sobre a manutenção deste contato das relações educacionais neste contexto, o secretário de estado da educação do Rio Grande do Norte, professor Getúlio Marques, diz que “As aulas foram suspensas, mas atividades de manutenção da relação aluno professor continuam a 100 por hora. Muito, também, devemos a possibilidade que nos deram com a plataforma. A educação digital tem ajudado muito. Sem ela, teríamos um processo mais caótico”, diz.

A experiencia vivida pela comunidade escolar neste período será avaliada, como pontua Getúlio Marques. “Vamos fazer este trabalho de avaliação no retorno. Agora, cada professor, com as ferramentas que tem no portal, registram suas avaliações e depois vamos colocar dentro do projeto oficial da secretaria, para garantir que nenhum estudante fique para trás”.

Relatos

Diante da situação atual e em busca de ajudar o maior número de estudantes, o portal lançou o ClickSocial. Por meio dele, não só os alunos que fazem parte da parceria entre o governo do estado têm acesso aos conteúdos e ferramentas digitais, mas toda a rede. A Escola Estadual Professor Josino Macedo, no bairro Potengi, Zona Norte da capital, foi uma das beneficiadas, como relata a professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio Regular, Ana Paula Mendes de Oliveira Nascimento. “Ainda é novidade. Estamos iniciando o processo de aulas remotas e o portal é uma das ferramentas nesse processo. Acredito que o novo modelo continue conosco depois da pandemia”, conta.

No interior, o portal tem sido utilizado para manter o processo de ensino e aprendizagem. Em Umarizal, além de enviar atividades para os estudantes, os professores da Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Abílio participaram de formação online. “Avalio a formação como excelente, embora tenha sido de forma remota, prendeu-nos mais a atenção. Os temas trabalhados irão contribuir muito, com o que dispõe a Portaria nº 184, publicada pela SEEC, que orienta planos de atividades não presenciais no nosso calendário letivo anual”, explica o diretor Glauber Dias.

A educação digital vivida em virtude da pandemia, adianta como será o futuro das escolas. “Estão sendo debatidas questões extremamente relevantes sobre diferentes possibilidades de ensino e aprendizagem por meio de tecnologias educacionais, considerando propostas híbridas como uma das possíveis alternativas para os próximos anos”, explica a coordenadora de formação do portal, Vanessa Perez.

“Especialistas preveem que voltaremos a normalidade em um ano e meio ou mais. Dessa forma, parte do ensino ainda deverá ser desenvolvido de forma remota utilizando a internet, plataformas e ferramentas digitais em todo o mundo”, complementa Mariana Martinato, gestora de operações.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.