BUSCAR
BUSCAR
Natureza
Prefeito Álvaro Dias abre Semana do meio ambiente em Natal
Até o fim do ano, segundo o administrador do local, Carlos da Hora, 12 mil árvores nativas da Mata Atlântica estarão sendo inseridas na vegetação do local
Redação
04/06/2019 | 09:02

O prefeito de Natal, Álvaro Dias abriu a Semana do Meio Ambiente, na capital potiguar. A cerimônia foi realizada no auditório do Parque da Cidades – Dom Nivaldo Monte e, na oportunidade, o gestor revelou a ampliação do projeto de arborização da cidade que terá o plantio de 70 mil árvores.

Em princípio, o projeto da Prefeitura seria a de plantar 20 mil árvores nos canteiros, praças e bairros. No entanto, o prefeito Álvaro Dias decidiu encampar o projeto do Parque da Cidade para o plantio de 50 mil espécies, na área de 150 hectares do Parque. Até o fim do ano, segundo o administrador do local, Carlos da Hora, 12 mil árvores nativas da Mata Atlântica estarão sendo inseridas na vegetação do local.

“É uma meta ousada e será recorde absoluto. É um compromisso meu que vou cumprir. Esses números e mais o reconhecimento do Parque como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica me fazem abrir essa semana do Meio Ambiente ainda mais feliz. Vamos deixar Natal cada vez melhor para se viver”, comentou o Prefeito.

Outro feito comemorado pelo Prefeito Álvaro Dias foi a certificação do Parque da Cidade como Posto Avançado da Reserva Biológica da Mata Atlântica. O título foi concedido de forma unânime pela comissão da UNESCO – órgão da ONU – Organização das Nações Unidas. “Eu sei o quanto o administrador Carlos da Hora e sua equipe se esforçam para que esse parque funcione bem. A Prefeitura investe e irá continuar investindo nessa área de proteção”, prometeu Álvaro Dias.

Representante da UNESCO, o biólogo Boisbaudran Imperiano, participou da cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente e elogiou as ações realizadas pela Prefeitura nas questor ambientais. “As iniciativas locais são muito salutares, principalmente em um momento que, em nível federal, vivemos uma tempestade. A cidade de Natal e a Prefeitura estão de parabéns, pois têm um trabalho exemplar de conservação ambiental”, avaliou o representante da UNESCO. “O mundo precisa saber o que vocês estão fazendo aqui”, completou.

O secretário da SEMURB – Daniel Pinheiro também festejou as conquistas e relembrou que o tema deste ano, voltado para as questões da poluição sonora, complementa essas ações de conservação. “Nossa sociedade precisa reconhecer também que preservar o meio ambiente vai além da fauna e flora”, enfatizou.

O reitor da UNI-RN e membro do grupo de Amigos do Parque, Daladier da Cunha Lima reafirmou o compromisso da instituição educacional que comanda com a gestão do Parque e disse que o local é um exemplo a ser seguido.

Observatório das Nuvens

Como parte da cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente em Natal, o Prefeito Álvaro Dias inaugurou o Observatório das Nuvens. O local foi feito para contemplação das formações de nuvens e classificação das mesmas.

Esse é o primeiro observatório do tema no Brasil. Semelhantes, no mundo, apenas na Inglaterra e EUA. Segundo José Roberto Vasconcelos, idealizador do projeto, Natal é perfeita para as observações.

Premiação

A abertura da Semana do Meio Ambiente contou ainda com a premiação dos alunos que concorreram no concurso da Arsban relativo à preservação da água.

Foram premiados seis alunos de escolas municipais nas categorias “História em quadrinhos” e “poesia”

Os vencedores foram:

Quadrinhos

1 – Poliana Talita da Santana – escola municipal Antônio Campos.

2 – Ewerton Lucas Bezerra da Silva – escola municipal Antônio Campos.

3 – Luan Vítor Lima de Vasconcelos – Escola municipal Emília Ramos

Poema

1 – Amanda Beatriz Silvestre – escola municipal Antônio Campos.

2 – Rebeca Clemente de Liana – escola municipal Nossa Senhora dos Navegantes

3 – João Pedro da Silva Dantas – escola municipal Emilia Ramos

Programação:

Clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1xp8dpiPfC1lQ6iPjz6kXHeA4k-YtewRk/view

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.