BUSCAR
BUSCAR
Projeto
Sem recursos, Idema cancela a obra de parque no Vale das Cascatas
Parceria com SETURN e SIN não foi viabilizada para execução da obra estimada em R$ 10 milhões
Pedro Trindade
11/05/2020 | 14:59

O projeto do Parque Urbano no Vale das Cascatas, mais conheci- do com Bosque dos Pinheiros, em Natal, foi cancelado pelo Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal (Idema), responsável pelo espaço. O órgão alega falta de re- cursos fi nanceiros para execução da obra, que está estimada em R$ 10 milhões.

Segundo o Idema, o plano plu- rianual do órgão não defi niu or- çamento para o projeto, pois teve queda na arrecadação e a parceria com as secretarias de Turismo (SETURN) e de Infraestrutura (SIN) do estado não foi viabilizada.

O projeto inicial para o espaço público previa, entre outras coisas, quatro quadras de areia para prática de esportes como vôlei, fute- vôlei, futebol e handebol, além de espaço para piquenique, pistas de skate e patins, academia pública e pista de cooper.

O projeto estrutural foi desen- volvido pela arquiteta e ex-aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Érica Mendes, durante o seu trabalho de conclusão de curso em 2014.

O recuo no projeto foi adotado pela gestão atual do Idema, inicia- da em janeiro de 2019, que conside- rou possíveis variáveis das obras, como verba extra e contratações adicionais.

A área de 30 mil metros quadrado chegou a ser cercada com tapumes em junho de 2017, mas após alguns dias a obra do parque público foi parada, porque a empresa vencedora do processo licitatório sofreu questionamento em ação judicial da empresa segunda colocada. Diante do cenário, o Idema pediu um distrato à empresa licitada e foi acatada.

A empresa que ficou em primeiro lugar tinha dado prazo de 10 meses para conclusão do serviço no local, que fica próximo a área verde do Parque das Dunas, na Via Costeira.

A expectativa do instituto é desenvolver um esboço que caiba no orçamento da instituição, mas não há previsão para execução de projeto, que foi cedido pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte).

No entanto, vale lembrar que, em razão da pandemia do novo coronavírus, o serviço prestado pelos os parques públicos estaduais está suspenso em razão dos decretos com regras de isolamento social do Governo do Rio Grande do Norte.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.