BUSCAR
BUSCAR
Primavera
Parque Dom Nivaldo Monte celebra o Dia da Árvore com plantio de mudas
Programação do Dia da Árvore vai iniciar às 15 horas, com palestra a respeito das atividades da Unidade de Conservação e de Proteção Integral, seguida de uma apresentação musical
Redação
19/09/2018 | 14:18

Nesta sexta-feira, 21, é celebrado em todo o território nacional o Dia da Árvore. A data foi instituída em 1965 e foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera, dia 23 de setembro. Para marcar a data, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte irá promover plantios de mudas com as crianças do Projeto Amana – Agente Mirim Ambiental de Natal e membros do Lions Clube de Natal Norte, que vai conhecer o Parque da Cidade para estabelecer parcerias e participar do evento alusivo ao meio ambiente.

Programação do Dia da Árvore vai iniciar às 15 horas, com palestra a respeito das atividades da Unidade de Conservação e de Proteção Integral, seguida de uma apresentação musical das crianças do Projeto Amana. O grupo também fará visitação ao Memorial Natal, que funciona na torre, à Biblioteca, à Sala de Exposição dos Animais, Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica e encerra a visita com o plantio de mudas produzidas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, junto com as crianças do Projeto Amana.

O Dia da Árvore tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural, que além da fotossíntese, exercem diversos outros papéis ecológicos como, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecerem alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, incluindo o homem, porque elas aproveitam o gás carbônico que eliminamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio. As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem desenvolvido projetos de plantio de mudas e recuperação de áreas degradadas e desde o início deste ano já plantou mais de 3.000 mudas. E está perto de alcançar a expectativa para 2018 de plantar 4.000 mudas dentro da sua área e na área da Zona de Proteção Integral – ZPA 01. “O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas está sendo desenvolvido em várias etapas e fizemos plantios no Dia da Floresta, Dia do Pau Brasil, Dia da Mata Atlântica, Semana do Meio Ambiente e vamos plantar mais 100 mudas no Dia da Árvore e ao longo da semana. E também estamos implantando o projeto de irrigação para facilitar a cobertura vegetal nos períodos sem chuva”, lembra o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.