BUSCAR
BUSCAR
Ciência
Parque da Cidade inaugura Observatório de Nuvens nesta segunda-feira
Espaço público para análise da camada atmosférica – o primeiro de todo o País – será aberto oficialmente nesta segunda-feira, 3, em Natal
Redação
03/06/2019 | 07:56

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte inaugura nesta segunda-feira, 3, um “Observatório de Nuvens”, o primeiro do Rio Grande do Norte e do Brasil, com um painel gigante mostrando os dez principais tipos de nuvens.

Atualmente, a iniciativa só existe na Inglaterra e nos Estados Unidos. O criador do projeto “Astronomia no Parque”, José Roberto Vasconcelos, atual presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), que também instalou no Parque da Cidade os projetos “Trilha da Vida” e a “Trilha do Sistema Solar”, diz que o projeto vai ajudar a transformar a unidade de conservação em fonte de conhecimento, numa viagem pelo tempo e pelo espaço.

De acordo com ele, as nuvens sempre o encantaram desde menino, ele cresceu e continuou gostando delas. “Tem muita gente que acha isso estranho, até porque sou astrônomo amador e as nuvens atrapalham a observação do céu”, comenta. “Mas, elas atrapalham à noite, quando a luz do sol não está lá para dar brilho. Durante o dia, são as nuvens que tornam o céu bonito”, ponderou a o criador e coordenador do projeto.

O “Observatório de Nuvens” será instalado em caráter permanente na praça de eventos, numa área com bancos e ampla visão do céu, inclusive com um belo visual do pôr do sol.

Será um painel gigante mostrando os dez principais tipos de nuvens, como identificá-la e também terá outras curiosidades divertidas sobre o assunto.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem se destacado como um espaço de qualidade de vida para natalenses e turistas, com opções de lazer e de educação ambiental, bem como de pesquisa. É um espaço onde a natureza e o concreto se misturam harmonicamente, num projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, e funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sempre das 5h às 18h.

Título da Unesco

O Parque da Cidade recebeu da Unesco, na última terça-feira, 29, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O gestor do parque, Carlos da Hora, avalia que o reconhecimento internacional é a consolidação dos objetivos buscados pela equipe da Unidade de Conservação. “Cuidamos da recuperação de áreas degradadas, da preservação da diversidade biológica, do desenvolvimento de atividades de pesquisa, da educação ambiental e da busca pela qualidade de vida para os visitantes”, comemorou.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica gerida por um conselho nacional, formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente.

Para ser um Posto Avançado, aprovado pelo conselho, é necessário que a instituição desenvolva, pelo menos, duas das três funções básicas da Reserva nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.