BUSCAR
BUSCAR
Homenagem
Em Natal, nova estátua de Iemanjá será entregue no domingo (2)
Obra do artista Emanuel Câmara, a escultura tem 3,3 metros de altura e pesa 4 toneladas
Redação
27/01/2020 | 12:13

No próximo domingo, dia 2 de fevereiro, quando se celebra Iemanjá (também conhecida como Rainha do Mar), a Prefeitura do Natal irá entregar a nova estátua deste orixá. Obra do artista Emanuel Câmara, a escultura tem 3,3 metros de altura e pesa 4 toneladas, sendo a maior estátua de Iemanjá já construída na história do RN.

A programação na Praia do Meio no domingo (2) começa às 6h30, com o Presente de Iemanjá. Na sequência, tem Escola de Ogans, a entrega da estátua às 8h, com saudação a Iemanjá, e Encontro de Afoxés.

Artistas potiguares se apresentam a partir das 11h30, como Analuh Soares, Folia de Rua Potiguar, banda Nêgo Zâmbi, Nação Zambêracatu, Coco de Zambê e Coco Juremado RN Flechas.

A escultura está passando pelos processos de finalização e depois haverá um forte trabalho de logística para ser retirada com segurança do ateliê do artesão até a Praia do Meio, onde será fixada numa base de um metro que ainda conta com detalhes que simulam as ondas do mar. A antiga estátua criada por Etewaldo já foi retirada e se encontra no pátio da Funcarte.

Segundo Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), 27 cidades estão envolvidas na mobilização para a entrega da nova estátua de Iemanjá. Para o dia 2 de fevereiro estão previstos também apresentações musicais, banho de pétalas na chegada de Iemanjá e outras atividades.

“Há uma grande mobilização em 19 cidades, além de toda Grande Natal, totalizando algo em torno de 27 cidades confirmadas para esta data histórica”, disse ele.

O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.