BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Notas e informes: Feriado e prejuízo
Redação
20/01/2020 | 08:33

À exceção das atividades econômicas ligadas ao turismo, o comércio nacional deve ter neste ano prejuízo de cerca de R$ 19,6 bilhões com os feriados que caem em dias úteis, 12% a mais que as perdas registradas em 2019, que ficaram em torno de R$ 17,4 bilhões.

A estimativa foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). A entidade diz que os feriados em dias úteis reduzem o nível de atividade do comércio, que, por outro lado, pode enfrentar aumento dos custos de operação.

De acordo com o economista da CNC Fabio Bentes, por causa das horas extras que têm de ser pagas aos empregados, a folha de pagamento é a principal fonte dos prejuízos impostos ao comércio pelos feriados. “O peso relativamente elevado da folha de pagamentos na atividade comercial acaba comprimindo as margens de operação do setor” por causa do fechamento das lojas, ou da diminuição do fluxo de consumidores, disse Bentes.

Burocracia I

A orientação do Tribunal de Contas para que o Governo do Estado só pague o novo salário mínimo para os servidores após aval da Assembleia Legislativa simboliza bem o Brasil burocrático.

Burocracia II

Considerando que o salário mínimo depende da aprovação dos deputados, o que aconteceria se, eventualmente, a Casa Legislativa rejeitasse o projeto?

Prazo

Empresários que pretendem migrar para o Simples Nacional ainda este ano, ou mesmo se desenquadrar, devem ficar atentos. O prazo para solicitar a opção por esse regime fiscal encerra no dia 31 deste mês.

Voo charter

A Corendon Airlines, que opera um voo charter entre Natal e Amsterdã nesta alta temporada, confirmou para o prefeito Álvaro Dias que vai repetir a iniciativa na temporada 2020/2021. “A Prefeitura irá repetir o apoio dado no ano passado, na divulgação do destino”, disse o prefeito, que continua em missão na Europa.

Turismo

O índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,6% de janeiro a novembro de 2019, em relação ao mesmo período de 2018; Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tribunal do Júri

O Supremo Tribunal Federal deve começar a julgar no dia 12 de fevereiro se a soberania do Tribunal do Júri autoriza a execução imediata de pena imposta pelo Conselho de Sentença. Em outubro do ano passado, o Plenário Virtual reconheceu a repercussão geral da matéria por unanimidade.

Tabela do frete

Representantes da indústria, do comércio e do agronegócio acreditam que se o reajuste da tabela de frete em até 15% – determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – não for revogado e passar a vigorar a partir da próxima segunda-feira, 20, haverá impacto imediato nos preços ao consumidor.

Seca

O fenômeno da seca encerrou 2019 abrangendo todo o território do Rio Grande do Norte, segundo o Monitor de Secas, ferramenta da Agência Nacional de Águas (ANA) de acompanhamento dos impactos causados da estiagem no Nordeste. Segundo o estudo, o Rio Grande do Norte sofreu com a expansão da área de seca grave em áreas do Médio Oeste e Seridó. Além disso, houve o aumento da área de seca fraca ao longo da região litorânea do Estado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.