BUSCAR
BUSCAR
Serviços
Moradores de Nova Descoberta reclamam do desabastecimento em posto de saúde
População reclama do desabastecimento no posto de saúde do bairro da zona Sul de Natal; SMS diz que informações não procedem
Redação
25/03/2019 | 11:47

Moradores do bairro de Nova Descoberta, na zona Sul de Natal, reclamam que os serviços odontológicos do Posto de Saúde da localidade estão cada vez mais raros. Com isso, os usuários estão buscando em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em outros bairros da capital.

Faltam remédios, médicos e exames laboratoriais deixaram de ser feitos há dois anos. Este é o raio X básico da unidade de saúde de Nova Descoberta. Segundo Aldivan Cavalcanti, presidente do Conselho Comunitário do bairro, diz que na área odontológica uma simples obturação não vem sendo feita e, neste caso, apenas o serviço de limpeza continua.

De acordo com Aldivan Cavalcanti, na farmácia muitos medicamentos estão em falta e muitas vezes nem o básico tem. “Outro dia precisei de remédio para osteoporose e não tinha, mas o pior é o laboratório de coleta de exames sem funcionamento. Há dois anos está desta forma. É complicado porque faltam médicos dermatologistas, ginecologistas, cardiologista e psiquiatra. É muita gente sem atendimento”, detalhou Aldivan Cavalcanti.

Para o líder comunitário de Nova Descoberta, o ideal seria a implantação de um atendimento 24 horas. Na prática, clínicos gerais e pediatras estão dando conta do recado, mas está havendo lentidão na marcação das consultas. “Neste intervalo muita gente passa mal e acaba indo para a Upa – Unidade de Pronto Atendimento. O posto de saúde vive cheio, as pessoas não têm dinheiro para resolver os problemas de maneira mais rápida”, lamentou.

Esta semana a situação do Posto de Saúde de Nova Descoberta será levada à Câmara Municipal de Natal, para a comissão de Saúde. De acordo com Aldivan Cavalcanti, os vereadores Fernando Lucena, Preto Aquino e Franklin Capistrano já estiveram no posto de saúde e agora ele espera que providências sejam tomadas. Mesmo assim, ele adiantou que esta semana irá até a Câmara com o objetivo de difundir a situação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) rebate as informações de desabastecimento. A pasta diz a unidade de saúde presta serviços odontológicos de baixa complexidade, segundo determinação do Ministério da Saúde. Além disso, o órgão detalha que os casos de maior complexidade são encaminhados para a rede municipal especializada.

O SMS informa ainda que a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal esteve na Unidade de Nova Descoberta na última. Os vereadores constaram o atendimento à população. Além disso, a unidade tem dois dentistas, três clínicos geral, três pediatras, duas ginecologistas e duas enfermeiras.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.