BUSCAR
BUSCAR
Negócios
Mesmo com a crise de chuvas, Caern fica entre as 337 melhores empresas do País
Ranking da Revista Época Negócios 360°, da Editora Globo, é feito com a pesquisa das 2000 maiores companhias do país a partir de suas receitas líquidas
Redação
01/11/2018 | 08:59

O Anuário da Revista Época Negócios 360°, da Editora Globo posicionou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) entre as 337 melhores empresas do país.

O ranking é feito com a pesquisa das 2000 maiores companhias do país com base na receita líquida.

Para a classificação são analisadas seis dimensões, de empresas de 27 setores, como desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro.

Apenas sete companhias de saneamento estão listadas no anuário, a primeira colocada no segmento foi a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A única vez que a Caern esteve listada no ranking foi em 2014.

O diretor presidente Marcelo Toscano e a diretora de Empreendimentos, Geny Formiga, participaram, na última quarta-feira,24, da cerimônia de premiação da Revista, em São Paulo.

Pelo sexto ano consecutivo, a Caern também está na lista da Revista Exame – Edição Maiores e Melhores. A edição de agosto de 2018 classifica a Caern na posição 897, registrando um crescimento da receita em 5,5% em relação ao ano anterior.

Sobre a colocação no Anuário da Revista Época e sobre os desafios atuais da Caern, Marcelo Toscano conversou com o Agora RN. Acompanhe.

Agora RN: Como o senhor recebeu a posição da Caern entre as 337 melhores empresas do País no ranking da Revista Época Negócios entre as 2 mil maiores empresas do País?

Marcelo Toscano: Recebemos esta classificação com bastante entusiasmo, principalmente pela credibilidade que tem a publicação. Ao todo são analisadas seis dimensões, são elas: desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro. Estas dimensões conseguem fazer um diagnóstico em 360º das companhias

Agora RN: Quais as maiores dificuldades encontradas pelo senhor para obter um resultado assim em meio a rumores de uma privatização?

Marcelo Toscano: Na Caern, estamos focados na boa prestação do serviço. Está no DNA da empresa o seu trabalho pela qualidade de vida do povo potiguar, assim buscamos incessantemente a ampliação da cobertura dos serviços de saneamento básico, por exemplo. Hoje, a maior dificuldade ainda é a crise hídrica, que atinge praticamente todo o Estado.

Agora RN: Quais são os desafios a serem vencidos no médio e longo prazo da Caern numa época em que tanto se fala em privatização de empresas públicas?

Marcelo Toscano: Com 50 anos de experiência, a Caern é uma empresa com know how para o atendimento das demandas da população. Hoje, a Companhia tem se transformado e a classificação na Época Negócios mostra o quanto a Caern tem buscado se adequar ao cenário atual e futuro. Buscamos alinhar as questões de Governança, Finanças com a visão de futuro para enfrentar os desafios. A perspectiva é que no médio e longo prazo, sejam obtidos novos investimentos no setor de forma a beneficiar a população.

Agora RN: Na sua gestão, o senhor poderia enumerar alguns avanços que distinguiram sua gestão à frente da companhia, especialmente enfrentando anos de crise hídrica no Estado?

Marcelo Toscano: Essa gestão será marcada, certamente, pelas obras de esgotamento sanitário que tornarão a capital do Estado na primeira do país a ser 100% saneada. Os investimentos em saneamento nesta gestão superaram R$ 1 bilhão. Em linhas gerais, podemos citar obras importantes como ampliação e melhorias de abastecimento em Assú, Caicó, Nova Parnamirim e São Rafael. Além das obras de esgotamento sanitário em Areia Branca, Assú, Caicó, Goianinha, Macaíba, Parnamirim, Pipa, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi e Tibau do Sul. A empresa também realizou melhorias no atendimento implantando uma central telefônica 24h, além de melhorias na ouvidoria e disponibilização de aplicativo para atendimento on line. Todas essas melhorias colocam a Caern em patamar diferenciado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.