BUSCAR
BUSCAR
Exposição
Memorial da História do RN é inaugurado em Natal
Exposição é aberta ao público e está instalado no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h
Redação
17/09/2018 | 09:36

Iniciado no domingo, 16, no Natal Shopping, a temporada da exposição aberta ao público do Memorial da História do RN, que conta a trajetória do voto em terras potiguares, apresenta painel sobre o período do escritor e folclorista Câmara Cascudo como deputado estadual e mostra como e porque o Rio Grande do Norte tornou-se o Estado Cidadão do Brasil, com a Lei Estadual que instituiu o Setembro Cidadão.

Entre os destaques do memorial, estão paineis sobre a atuação política de Cascudo como deputado estadual, durante a Revolução de 1930. Estão expostos uma urna de ferro do início do século e painéis ilustrativos referentes à evolução do voto, como a apresentação do primeiro Título de Eleitor do Rio Grande do Norte. O memorial foi idealizado pelos fundadores do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), Jarbas Bezerra e Lígia Limeira.

O Memorial da História do RN é aberto ao público e está instalado no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, no Espaço Dorian Gray, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h.

A exposição é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa, com o Instituto Ludovicus e com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, dentro da programação do Setembro Cidadão.

Cascudo como deputado

A presidente do Instituto Ludovicus, Daliana Cascudo, que atua na preservação da memória de Cascudo, seu avô, destaca que a exposição é uma oportunidade de o natalense conhecer um pouco mais de fatos relevantes de sua história. “Para a gente é uma honra muito grande participar dessa exposição juntamente com o Memorial do Legislativo e o Instituto Histórico, e trazer para o shopping um pouco de Cascudo, que é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

Já a vice-presidente do Instituto Ludovicus, Camila Cascudo explicou que já existia o desejo de juntar o trabalho feito pela preservação da memória do historiador e folclorista com o Setembro Cidadão. “Ele mesmo, Câmara Cascudo, dizia que ninguém era tão ‘derramadamente brasileiro’ quanto ele, ninguém era tão apaixonado pelo Brasil quanto ele, o que tem tudo a ver com cidadania. Convidamos os natalenses a conhecer um pouco das histórias pitorescas que trouxemos ao memorial, como os três dias que ele assumiu como deputado estadual

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.