BUSCAR
BUSCAR
Desenvolvimento infantil

Intervenção precoce em crianças pode reverter quadros de autismo

O autismo é uma alteração no desenvolvimento infantil que interfere na capacidade da criança de se comunicar
Agora RN
29/07/2019 | 14:27

É notório o aumento de casos de crianças que nascem dentro do espectro autista. O autismo é uma alteração no desenvolvimento infantil que interfere na capacidade da criança de se comunicar, se socializar e também de aprender. A boa notícia é que profissionais interdisciplinares têm se debruçado em pesquisas e observações clínicas e alcançado bons resultados. Em alguns casos, até mesmo eles têm conseguido reverter a evolução de alguns quadros, desde que detectados muito cedo. A psicóloga e psicanalista, especialista em Intervenções Precoces, Daniele de Brito Wanderley, natalense, radicada na Bahia e com mestrado em Medicina e Psicanálise na Universidade de Paris VII, esteve em Natal para capacitar profissionais da área da saúde infantil sobre a pesquisa clínica na qual ela é co-autora, “Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil”, um instrumento que auxilia os profissionais a detectar possíveis sintomas que levam a transtornos psíquicos, em crianças muito pequenas. A capacitação aconteceu no Sindicato dos Médicos.

Especificamente sobre o Autismo, Daniele de Brito já se debruça há mais de 30 anos, já que começou ainda quando era estudante de Psicologia. Desse tempo para cá ela observa a evolução no diagnóstico e também na possibilidade de reverter alguns quadros. Ela recebe em consultório bebês com sinais de risco para evolução autística no primeiro ano de vida e, com o tratamento, já no terceiro ano não apresentam diagnóstico para Autismo. “São crianças que brincam e se socializam muito bem e que os médicos referendam a saída do Espectro do Autismo. Quando o tratamento se inicia após os dois ou três anos de idade existem muitas evoluções também, algumas espetaculares. Mas os melhores resultados são inegavelmente com a intervenção precoce, o que é hoje um consenso mundial, daí os esforços de capacitação de equipes não só para a detecção mas também para tratamento conjuntos pais-bebês”, explica ela.

Intervenção precoce em crianças pode reverter quadros de autismo

Além do autismo, bebês também podem demonstrar sinais de ansiedade ou depressão, dentre outros sintomas que podem apontar para futuros transtornos psíquicos e o IRDI possui um protocolo com 31 indicadores voltados à relação cuidador-criança durante os primeiros 18 meses de vida desta, dos quais 15 foram validados cientificamente com caráter preditivo ara problemas do desenvolvimento.