BUSCAR
BUSCAR
Denúncia
Hospital Giselda Trigueiro fecha pronto-socorro e transfere pacientes
Para a mudança dos pacientes, uma operação logística foi feita com a participação de diversos hospitais públicos de Natal
Redação
19/05/2020 | 06:00

O Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência para casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte, fechou nesta terça-feira (19) o atendimento do pronto-socorro. A partir de agora, o serviço de urgência da unidade passa a funcionar no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Além disso, 21 paciente que estavam internados no Giselda Trigueiro que se tratavam de outras outras enfermidades também foram transferidos para o HUOL.

Para a mudança dos pacientes, uma operação logística foi feita com a participação de diversos hospitais públicos de Natal. As unidades cederam ambulâncias para o serviço de transferência.

Até segunda-feira (18), os 25 leitos de UTI e 11 leitos clínicos do Giselda Trigueiro estavam ocupados. Com isso, a unidade fechou o pronto-socorro e só abrirá leitos a partir da demanda feita pela regulação de leitos no Rio Grande do Norte.

Ainda nesta segunda, a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na rede pública estadual do RN chegou a 97% dos leitos críticos adultos na região Oeste, 91% região metropolitana de Natal e 61% na região Seridó. Em Pau dos Ferros não há internações.

“Estamos muito próximos do colapso, que acontece quando o paciente necessita de respiradores e não há disponíveis”, afirmou Petrônio Spinelli, secretário adjunto de Saúde do Estado.

Segundo ele, há duas pessoas aguardando leito de UTI com urgência, dez do tipo prioridade 2 (casos graves que precisam de leitos críticos) e 42 pacientes com prioridade 3, que precisam leitos de enfermaria e estabilização.

Nos leitos disponíveis para Covid-19 nas redes pública e privada de hospitais estão internadas hoje 352 pessoas – metade, 176, em leitos críticos e a outra metade, 176, em leitos de enfermaria e estabilização.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirma 148 óbitos e 59 mortes ainda estão em investigação.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.