BUSCAR
BUSCAR
Força-Tarefa
Governo do RN inaugura rede solidária de confecção de máscaras
Atualmente 52 grupos fazem parte da rede solidária de confecção de máscaras de pano, confeccionadas conforme orientações da Anvisa
Redação
24/04/2020 | 15:05

O Governo do Estado recebeu nesta quinta-feira (23) doações de material para confecção de 150 mil máscaras que serão distribuídas gratuitamente à população vulnerável. A Coteminas fez a doação dos insumos para a ação, que será realizada por empreendimentos de economia solidária, associações de costura e grupos religiosos nos 10 territórios do Rio Grande do Norte.

A iniciativa foi uma articulação das secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh) e projeto Governo Cidadão. Esta é mais uma ação que se soma ao programa RN+Protegido do Governo do RN.

Atualmente 52 grupos fazem parte da rede solidária de confecção de máscaras de pano, que serão confeccionadas conforme orientações da Anvisa e começarão a ser entregues nos próximos dias. Entre os grupos, estão associações de costura beneficiadas projeto Governo Cidadão. A iniciativa visa disponibilizar aos coletivos de produção de artesanato os suplementos necessários para a confecção das máscaras – modelo padronizado, tecido já cortado na medida da confecção, elástico e linha.

“A iniciativa é importante porque além de oferecer máscara à população vulnerável de maneira gratuita e ajudar a protegê-la do coronavírus, vai incentivar a produção de milhares de pequenas unidades de confecção no interior do Estado”, pontua o secretário de Gestão de Metas e Projetos, Fernando Mineiro.

Os grupos participantes assinaram um Termo de Compromisso Solidário de entrega de 50% de sua produção para a Sethas, que distribuirá gratuitamente à população. A outra parcela da produção poderá ser distribuída diretamente pelo grupo, sendo permitida a solicitação de uma contribuição colaborativa e solidária de valor simbólico que não deve ultrapassar R$ 1 por máscara. A venda comercial das máscaras será proibida.

Para a titular da Sethas, Íris Oliveira, a ação é um meio de manter as redes de economia solidária funcionando, fomentar sua produção e garantir proteção para os cidadãos mais vulneráveis. “A ação integrada entre as secretarias de governo e a parceria com o setor privado foram fundamentais para concretizarmos a iniciativa”, acrescenta.

O diretor da Coteminas no RN, Henrique Gadben, agradeceu ao Governo do Estado a oportunidade de contribuir em um momento tão importante como este. “Ficamos felizes de ajudar e atender uma demanda da sociedade potigua

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.