BUSCAR
BUSCAR
Medida
Governo do RN decreta situação de emergência em quatro municípios
Decreto oficializa a situação de emergência em Fernando Pedroza, Angicos, Santana do Matos e Ipanguaçu após o rompimento de barragens particulares
Redação
23/04/2019 | 08:36

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23, o decreto que oficializa a situação de emergência em Fernando Pedroza, Angicos, Santana do Matos e Ipanguaçu, os quatro municípios potiguares que foram atingidos por enxurradas após o rompimento de barragens particulares.

De acordo com o texto, o Estado do Rio Grande do Norte fica autorizado a contratar, mediante dispensa de licitação, obras e serviços que se mostrarem aptos a minimizar os efeitos das enxurradas. O prazo do decreto é válido por 180 dias.

Confira aqui o decreto na íntegra.

Histórico

Devido à ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro no município de Fernando Pedroza na noite do último sábado, 20, e alto risco de rompimento de outros dois reservatórios, o Governo do Estado decretou situação de emergência.

Com a ruptura da parede do açude São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todos de propriedade privada, há o alto risco de rompimento da barragem Vavá 2 e São Miguel 2, em Fernando Pedroza. O preocupante, segundo a Defesa Civil, é que este último se trata de açude de maior volume de água com relação aos que já romperam.

Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes. Segundo Marcos de Carvalho, da Defesa Civil Estadual, ficou acertado também na reunião que a partir desta noite de domingo será feito o monitoramento de hora em hora do São Miguel 2 pela Prefeitura de Fernando Pedroza.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.