BUSCAR
BUSCAR
Vitória
Estudantes do IFRN são premiados em competição mundial de matemática na China
Com medalhas de prata, bronze e menção honrosa, a equipe potiguar já pode competir o Mundial de Matemática da Tailândia e do Japão, ambos em 2020.
Redação
25/11/2019 | 17:12

Os estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), João Arthur Barros, Romana Galvão, Klaus Reiniger e Isabella Gomes, coordenados pelo professor Dayvid Marques, representaram o Nordeste no 10° World Mathematics Team Championship (WMTC), torneio internacional para avaliação de conhecimentos matemáticos que encerrou hoje, 25, em Pequim, na China.

A equipe retorna à capital potiguar com duas medalhas de prata, uma de bronze, uma menção honrosa e uma placa de honra ao mérito. “Quando nós voltarmos, traremos uma bagagem de conhecimentos que vai ampliar nossa forma de ver a matemática” relata a participante, Isabella Gomes.

Do lado de cá, a mãe da estudante, Nadja Gomes, se diz impressionada com a premiação. Frente aos muitos desafios, sobretudo geográficos, Nadja acredita que a equipe brasileira estava em desvantagem se comparada aos alunos asiáticos. “Tinham acabado de chegar de uma longa viagem que durou 2 dias. Enfrentavam um fuso horário de 11 horas de diferença. Para eles era como competir durante toda a madrugada. Enquanto a gente aqui dormia, eles fizeram provas superdifíceis, com dor de cabeça, e disseram que estavam todos como se estivessem com uma virose” relata.

Apesar disso, e de a equipe potiguar ser uma das menores a compor a delegação do Brasil, os alunos do IFRN obtiveram resultado proporcional espetacular, competindo no nível avançado. Na competição eram 1.055 “matematletas”, dos quais 164 estudantes brasileiros, de 22 escolas públicas e privadas. Três equipes representaram o Nordeste (Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

O Torneio

O World Mathematics Team Championship é uma iniciativa do China International Culture Exchange Centre (CICEC), junto ao ‘The World of Mathematics and Physics Journal’ e da Hope Cup Mathematics Competition (maior competição de Matemática da China). Podem participar estudantes de qualquer ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Durante a competição, os estudantes são desafiados a resolver questões matemáticas em diferentes graus de dificuldade, com provas em grupos, de revezamento e individuais em três níveis: Junior, para menores de 12 anos, Intermediário, menores de 15 anos, e Avançado (menores de 20 anos).

A delegação brasileira foi escolhida a partir da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, competição criada pelo Ministério de Educação da França em 1989. No Brasil, os dois campeonatos são organizados com exclusividade pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), instituição de intercâmbio científico juvenil, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Longa jornada

Para participar da World Mathematics Team Championship os estudantes venderam camisetas e realizaram sorteio de brindes. Além disso, pais, familiares e amigos ajudaram a cobrir os quase R$ 60 mil necessários para os custos da empreitada. O IFRN, que enfrentou cortes em seu orçamento até meados de novembro, conseguiu assegurar valores para a inscrição no evento e ajuda de custo – para gastos com alimentação, por exemplo – no trajeto entre Natal e Pequim, estimado em quatro dias de viagem (ida e volta) com conexões em São Paulo e países da Europa.

A equipe potiguar chega a Natal somente na madrugada da próxima quinta-feira, 28. O retorno, contudo, não é o fim das disputas para os “matematletas” do IFRN, pois a premiação na China os credenciou a um novo desafio em terras asiáticas. Devido ao excelente desempenho proporcional da equipe, eles já estão habilitados a participarem da Olimpíada Mundial de Matemática da Tailândia ou para a Olimpíada Mundial de Matemática do Japão, ambas em 2020.

Premiação por ordem alfabética

Isabella Gomes / Administração / 15 anos / Bronze
João Arthur Barros / Eletrotécnica / 17 anos / Prata
Klaus Reiniger / Informática para Internet / 16 anos / Menção Honrosa
Romana Galvão / Administração / 15 anos / Prata
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.