BUSCAR
BUSCAR
Poucas vagas

Estacionamento precário afasta clientela e preocupa empresários no Alecrim

Segundo Pedro Campos, presidente da Associação dos Empresários do bairro, falta de iniciativa do Poder Público escancara a preocupação dos lojistas, que já identificam evasão de clientes
Redação
22/10/2019 | 00:00

Apesar de concentrar 4.600 empresas ativas – 40% de todo o comércio varejista e 31% de toda a atividade empresarial de Natal -, o bairro do Alecrim sofre com o trânsito sempre congestionado e com a falta de estacionamentos.

Embora todos os bairros importantes da cidade estejam interligados ao Alecrim por linhas de ônibus e centenas de alternativos do interior tenham ali seu ponto de chegada e partida, os comerciantes estabelecidos calculam uma perda progressiva de faturamento nos últimos anos.

Pág 7 Comércio do Alecrim 42

Não era para ser assim, já que existe um mix variado de comércio ao lado de ruas inteiras de varejo especializado. Só a feira do Alecrim, que funciona há mais de 90 anos, é a maior do Estado e desperta interesse até de turistas estrangeiros.

“Nos últimos anos o bairro vem sofrendo com a ausência de políticas públicas e o abandono das últimas gestões que deram as costas ao bairro, permitindo que ruas fossem ocupadas de forma desordenadas e sem estrutura de estacionamento, afugentando clientes que buscam nos shoppings, melhores condições para realizar suas compras”, explica Pedro Campos, presidente da Associação dos Empresários da Alecrim.

Desde que assumiu, Campos tem buscado um melhor diálogo com ambulantes e a prefeitura e o primeiro sinal de boa vontade foi a reforma da Praça Gentil Ferreira, mais conhecida como praça do relógio, um importante ponto de referência do bairro.

Ele lamenta, no entanto, que a implantação já anunciada de um estacionamento rotativo se encontre com seu processo licitatório parado na STTU, quando, segundo ele, deveria ter sido homologado quatro meses atrás.

“Alegaram atraso no processo de licitação do estacionamento a um novo enquadramento, e o processo havia voltado para o jurídico do município opinar”, explica.

Outra questão que, de acordo com Pedro Campos, não andou, foi a construção de um espaço para realocar os camelôs, proposta já encaminhada ao prefeito Álvaro Dias, mas que não prosperou.
“A melhoria do trânsito no bairro, objeto de reuniões com técnicos da STTU, já deveria estar funcionando, pelo tempo que esse processo vem acontecendo”, estranha o empresário.

Para tentar amenizar o problema da falta de estacionamento nos bairros comerciais, entre eles o Alecrim, a prefeitura estuda implantar estacionamentos rotativos de duas horas, renováveis no máximo por mais duas, que seriam implantados em duas etapas.

A primeira etapa abrangeria 41 ruas dos bairros de Alecrim, Cidade Alta, Ribeira e Tirol. Na segunda etapa, o sistema chegaria a 28 ruas nos bairros de Petrópolis, Cidade Alta, Ponta Negra, Lagoa Nova e Lagoa Seca. Ambas as etapas somariam mais de 4 mil vagas.

Mas Pedro Campos tem uma boa notícia: a inauguração de um novo acesso pela Bernardo Vieira em direção ao Alecrim deve ser liberada nos próximos dias, faltando somente a conclusão de instalação do semáforo na Avenida. O novo acesso vai interligar a Rua dos Tororós com a avenida Presidente Gonçalves.

Projeto aborda mudanças climáticas com estudantes de escola municipal de Natal
Projeto de Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas levou estudantes natalenses para o Parque da Cidade, nessa terça 23, para compreender melhor a pauta ambientalista
24/04/2024 às 16:23
Indígenas em Brasília divulgam reivindicações aos Três Poderes
Documento apresenta 25 “exigências e urgências” do movimento
23/04/2024 às 19:07
Caso Siafi: Governo estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais
No governo, a desconfiança é que a invasão tenha sido feita por uma técnica chamada "phishing"
23/04/2024 às 17:53
Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.