BUSCAR
BUSCAR
Musical
Escolas municipais da zona Norte recebem o Concerto Didático
Apresentação mostra como nasceu à música brasileira a partir das culturas indígenas, portuguesas e africanas
Redação
18/07/2019 | 12:00

O coral municipal “Sons da Terra” realizou uma tarde musical em duas unidades da Rede Municipal de Ensino em mais uma apresentação da temporada dos “Concertos Didáticos”. Nesta quarta-feira, 17, a Escola Municipal Santa Catarina e o Centro Municipal de Educação Infantil Paulina Engrácia, localizados no bairro Potengi, receberam as coralistas que cantaram o repertório “Canta Brasil”.


O concerto didático mostra como nasceu à música brasileira a partir das culturas indígenas, portuguesas e africanas, misturando ritmos e recuperando composições que mostra toda união cultural que originou a musicalidade brasileira. Esse já é o segundo ano que o repertório Canta Brasil mantem o circuito de exibições nas escolas da rede municipal, despertando a curiosidade e um aprendizado a partir da arte do canto coral.  


A diretora administrativa da E. M. Santa Catarina, Juliana Dal Ava, disse que é a primeira vez que o coral se apresenta na escola e é extremamente importante para ampliar os conhecimentos dos estudantes através da música. “Inclusive a escola teve um projeto de coral e deu uma parada. Mas é extremamente importante para os alunos do primeiro ao terceiro ano do período da tarde, terem esse contato com a música, com os instrumentos musicais e para a disciplina de Artes, eles viverem e conviverem com essa realidade”, explicou Juliana.


A aluna Elisa Santos, de oito anos, estudante do segundo ano da escola Santa Catarina, assistiu pela primeira vez a apresentação de um coral. “É muito legal e foi bonito, gostei de ver também o material de música”.  


Simone Tavares, diretora administrativa do CMEI Paulina Engrácia, comentou que foi com uma imensa alegria que recebeu o coral pela primeira vez, por está oferecendo a comunidade e as famílias uma oportunidade de prestigiar o evento musical.  “Esse concerto didático envolve pais e alunos, porque muitas crianças não têm acesso há um pouco de cultura, um pouco de arte. Para nós, professoras, são um imenso prazer e alegria ter esse momento e nós somos privilegiadas com a presença do coral”, constatou Simone.


“Nós criamos um recital de várias canções para transmitir o trajeto da música nacional. E as obras musicais do concerto didático, tem a inspiração nos costumes e crenças do índio, do branco e do negro, que formam a base da população brasileira”, afirmou a professora e regente do coral “Sons da Terra”, Rosângela Albuquerque.   

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.