BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Caminhada Histórica do Natal reúne cerca de cinco mil participantes
Ao final da Caminhada, após percorrer os 19 monumentos históricos, iniciou-se as performances dos candidatos ao 1º Concurso de Música da Cidade do Natal – Cantando a História
Redação
17/11/2018 | 16:35

A 7ª Caminhada Histórica do Natal contou com 5 mil participantes, que se concentraram – como ponto de partida – na praça André Albuquerque, localizada no bairro da Cidade Alta. A caminhada, que integra a programação do Natal em Natal, contou com um grande card de novidades neste ano, proporcionando uma oportunidade única para apreciar memórias, história, cultura e lazer em um só lugar.

Cada participante contribuiu, por meio de inscrição prévia, com dois quilos de alimentos não perecíveis. O alimento foi trocado pelo chamado “Kit do Caminhante”, contendo camiseta, guia da caminhada e a edição 2018 da Revista Histórica do Natal. Os alimentos arrecadados serão entregues para instituições parceiras. A caminhada deste ano teve a participação da governadora eleita Fátima Bezerra e do senador Jean Paul Prates. Ambos nada comentaram sobre política.

Ao final da Caminhada, após percorrer os 19 monumentos históricos, iniciou-se as performances dos candidatos ao 1º Concurso de Música da Cidade do Natal – Cantando a História. Já o encerramento do evento ficou por conta da cantora Jaina Elne, que se apresentou  durante a reunião de decisão da comissão julgadora da competição musical.

A 7ª Caminhada Histórica é realizada pela Viva Entretenimento com o patrocínio da Arena das Dunas, Unimed, Coca-Cola, Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo. O evento também recebe apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Potigás, Unifacex, CEI, Primeiros Passos e Viva o Centro.

Concurso de música

Com o apoio da Unimed Natal e Viva Entretenimento, aconteceu, dentro da programação da Caminhada Histórica, o 1º Concurso de Música da Cidade do Natal – Cantando a História. A competição foi baseada em composição e apresentação de canções inspiradas na capital potiguar, especialmente em seu centro histórico, suas tradições e atrativos turísticos. Foram selecionadas, por meio de uma curadoria, 12 músicas para a final, que integrarão o CD “Cantando a História”. Os Finalistas se apresentaram no festival que aconteceu após a Caminhada. Os três melhores compositores, além do melhor intérprete, vão receber troféus criado pelo artista visual Guaraci Gabriel e premiação financeira.

Concurso fotográfico

Com o objetivo de incentivar a arte da fotografia e divulgar os pontos históricos da capital potiguar, o 1º Concurso Fotográfico de Natal – Um retrato de nossa História aconteceu também dentro da programação da Caminhada Histórica do Natal, com patrocínio da Unimed Natal e apoio da Viva Entretenimento e Mercado da Foto. As fotografias feitas durante a Caminhada poderão participar do concurso, sendo de 1 a 5 imagens inscritas por fotógrafo. O concurso será dividido em duas categorias: amador, que pode utilizar câmeras fotográficas digitais de qualquer modelo, inclusive smartphone; e profissional, na qual serão aceitas apenas imagens feitas com equipamentos profissionais HDSLR.

Os três primeiros colocados de cada categoria recebem premiação financeira e as fotografias campeãs integrarão exposição a ser realizada no final de novembro.

Para participar da competição, o candidato deverá enviar o material através do e-mail [email protected] As imagens precisam estar renomeadas com o nome do participante + categoria e conter todas informações no metadados dos arquivos. As fotografias devem ser em formato JPG, com o lado maior do arquivo com 1024 pixels e conter apenas manipulações digitais básicas (ajustes de níveis, contraste, cor e saturação). O participante tem até às 18h do dia 19 de novembro de 2018 para realização do envio. As imagens campeãs serão exibidas em exposição a ser realizada no dia 22 de novembro, no Shopping Cidade Jardim. Na mesma ocasião, acontecerá a entrega da premiação aos fotógrafos ganhadores.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.