BUSCAR
BUSCAR
Homenagem
Em solenidade, Câmara Municipal de Natal celebra os 40 anos da Funpec
Solenidade contou com a participação de membros da comunidade científica do estado, que receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade
Redação
17/10/2018 | 06:08

Por proposição do vereador Sueldo Medeiros (PHS), a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira, 15, uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). A b.

“A celebração é destinada a agraciar quem contribuiu com a pesquisa no Rio Grande do Norte, elevando o patamar de desenvolvimento social, com soluções tecnológicas para diversas áreas, em benefício da economia e da população. Por isso a necessidade de reconhecer e parabenizar a Funpec como instituição que produz um saber sistematizado para enfrentar desafios contemporâneos”, destacou o vereador Sueldo Medeiros.

Em seu discurso, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, afirmou que a universidade está presente na formação de profissionais, na produção de conhecimento e na prestação de serviços. “Aliás, é importante que se reafirme que aqui, em solo potiguar, se faz ciência de alta qualidade, com impacto internacional. Temos compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão; com a valorização das nossas riquezas naturais e culturais”.

O presidente da Funpec, André Maitelli, disse que a união entre pesquisadores e sociedade é essencial para a melhoria da qualidade de vida. “Essa distinção demonstra a contribuição deste trabalho para o crescimento municipal, estadual e nacional. Se olharmos os agraciados, todos realizaram estudos práticos, nos quais os resultados são transferidos para a população. É isso que faz a diferença”, pontuou.

De acordo com Gumercindo Fernandes, vice-presidente da Funpec, é importante as pessoas entenderem que por trás dos produtos e serviços que fazem parte do dia a dia delas, são investidas muitas horas de pesquisa e recursos. “Dito isso, temos que sensibilizar a opinião pública, fazer com que todos reconheçam a ciência e cobrem mais iniciativas no setor”.

Na sequência, o professor Diógenes da Cunha Lima, ex-reitor da UFRN responsável pela instalação da Funpec, recordou alguns momentos da história da instituição. “Na época, diziam que uma universidade federal não poderia criar uma fundação. Tive que buscar apoios para este empreendimento e corri até o risco de ser cassado, haja vista que ainda vivíamos num regime de exceção. Mas, enfim, 40 anos depois temos uma bela obra, orgulho do povo potiguar”, concluiu.

A Funpec é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e com autonomia patrimonial, financeira e administrativa, fundada em 19 de outubro de 1978. Sua missão é promover a integração entre a UFRN e a comunidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas. Atualmente, a Fundação conta com cerca de 140 projetos gerenciados por técnicos capacitados em vários ramos do conhecimento.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.