BUSCAR
BUSCAR
Simbolismo
Em Natal, nova estátua de Iemanjá terá 3,5 metros de altura e 4 toneladas
Entrega será feita no dia 2 de fevereiro, data que celebra a Rainha do Mar, na Praia do Meio
Redação
04/12/2019 | 09:57

No dia 2 de fevereiro, quando se celebra Iemanjá (também conhecida como Rainha do Mar), Natal vai ganhar a nova estátua da orixá. A informação foi confirmada em reunião realizada na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), com participação de representantes do segmento religioso e setores de Engenharia e Patrimônio Histórico da Prefeitura do Natal.

A nova estátua, do escultor Emanuel Câmara, terá 3,5 metros de altura e pesará cerca de 4 toneladas, sendo a maior estátua de Iemanjá já feita no RN.

Inicialmente com entrega prevista para próximo dia 8 de dezembro, a escultura deverá passar por processos complexos de finalização e um forte trabalho de logística para ser retirada com segurança do ateliê do artesão até a Praia do Meio, onde será fixada numa base de 1 metro que ainda conta com detalhes que simulam as ondas do mar.

Os setores de Engenharia e Patrimônio da Prefeitura do Natal endossaram a necessidade de uma nova data diante da complexidade da finalização da obra, transporte e manuseio com segurança.

Segundo Pai Magno de Xangô, da Comissão Permanente dos Povos de Terreiros do RN (COPPT), 27 cidades estão envolvidas na mobilização para a entrega da nova estátua de Iemanjá. Para o dia 2 de fevereiro, estão previstas também apresentações musicais, banho de pétalas na chegada de Iemanjá e outras atividades. “Há uma grande mobilização em 19 cidades, além de toda Grande Natal, totalizando algo em torno de 27 cidades confirmadas para esta data histórica”.

O escultor Emanuel Câmara esteve na sede da Secretaria de Cultura mostrando as complexidades que cercam a finalização do projeto, transporte e remoção do local de confecção até a Praia do Meio. Diante da magnitude da obra e as milhares de pessoas mobilizadas, se optou por uma data representativa para a nova obra.

O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.