BUSCAR
BUSCAR
Agora no Enem
Ecologia é a aposta para a prova de biologia no Enem no domingo
A dois dias da segunda aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a dica para se preparar e garantir êxito nas questões de biologia é o estudo da ecologia
Redação
09/11/2018 | 09:50

A dois dias da segunda aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a dica para se preparar e garantir êxito nas questões de biologia é o estudo da ecologia.

Segundo o professor de biologia do Lógico Curso Aliados, João Melo, este é o assunto mais recorrente. “Nos últimos exames, o assunto de maior recorrência foi ecologia. A temática sobre a fisiologia humana também voltou com alto índice de questões. Além disso, é comum questões que envolvem doenças endêmicas”, explicou João.

Além deste, a previsão é de que a prova apresente conteúdos mais específicos. “Conhecimentos voltados para o metabolismo energético, nutrição e biotecnologia, principalmente quando se fala em melhoramento genético e transgêneros, são esperados na prova”, declarou.

A recomendação do professor é focar na revisão por meio da resolução de exercícios. “É preciso a retomada de assuntos que se tem mais dificuldade ou que foram estudados no início do ano, sobretudo a diminuição da intensidade de estudo”, frisou.

O professor de biologia do AMO Medicina Colégio e Curso, Paulo Roberto Lima, mais conhecido nas escolas como Billy Paul Jones, destaca assuntos como citologia, composição química celular, fisiologia celular, genética, evolução, teorias e teorema como os mais importantes a serem estudados.

No que diz respeito às doenças, o docente destaca a dengue, zika e chikungunya. “Analisar também as doenças provocadas por vermes com enfoque nas larvas infectantes, sintomatologia, modo de contaminação e tratamento, pois podem cair na prova”, enfatizou Paulo.

Prática de exercícios físicos pode ser fundamental para encarar maratona

A maratona de realização das provas do Enem exige do candidato concentração e raciocínio. O segundo dia do exame conta com 30 minutos a mais de tempo em relação à mesma prova em anos anteriores. Ao todo, o candidato terá 5h para resolver as questões.

Para preparar-se bem fisicamente, a dica do educador físico do Over Colégio e Curso, Júnior Batista, é praticar exercícios físicos. “Durante a prática de exercícios, é liberado o hormônio endorfina, responsável pelo prazer. Isso gera uma sensação de bem estar e felicidade e ajuda na concentração durante a prova”, explicou Júnior.

Ele indica alimentação saudável, 8h de sono e exercícios que proporcionem prazer. “Isso diminui o nível de cortisol causado pelo estresse. A dica é, principalmente, se divertir de maneira moderada para não gerar fadiga e mais estresse além do que já vem sofrendo com a preparação para a prova”, declarou.

A psicóloga e psicopedagoga Ariane Bittencourt explica que este é o momento para rever fatores psicológicos como ansiedade e estresse, que podem ter atrapalhado o desempenho da primeira etapa. “Procure rever as estratégias que deram certo e aprenda com os erros. Desvie sua atenção das angústias pelo desempenho, pois isso pode aumentar o nível de aflição”, destacou Ariane.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.