BUSCAR
BUSCAR
Projeto
Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental é entregue ao Conselho Estadual
Conselho terá 30 dias para emitir parecer sobre o documento, que contou a contribuição de educadores do todo o RN
Redação
05/11/2018 | 12:07

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), atuando em regime de colaboração, entregam, ao Conselho Estadual de Educação, o Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, na sala do gabinete da SEEC, e contou com recurso do Projeto Governo Cidadão

A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, destacou que “Trata-se de um documento que orientará o currículo que será utilizado por todas as redes de ensino, permitindo uma unidade no que é estudado em nossas escolas”.

Construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento define o conjunto de aprendizagens essenciais, respeitando as diferenças regionais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica e do Ensino Fundamental.

Durante o ano de 2018, as redes estadual e municipal trabalharam, em conjunto, na implementação da BNCC no estado. A construção do Documento dos Currículos contou com 22 redatores. Durante a Consulta Pública, realizada em agosto, a plataforma registrou 15.264 acessos e mais de 10 mil comentários, incluindo também a contribuição de outros 15 estados, como Ceará, Distrito Federal, Espírito, Minas Gerais, Rio de Janeiro.  “Um trabalho, que aconteceu em regime de colaboração, que uniu municípios e 15 estados. Os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental ganham um documento que vai contribuir com seu aprendizado”, explicou Jeane Dantas, presidente da Undime/RN.

Nos meses de setembro e outubro, as contribuições foram consolidadas.  A expectativa é que, após os 30 dias de prazo para o Conselho Estadual de Educação emitir seu parecer, a versão final do documento consolidada e aprovada para que seja apresentado e entregue para as redes de ensino no Seminário Estadual, programado para acontecer no dia 07 de dezembro, na Escola de Governo.

Saiba mais

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.