10/10/2018 | 18:11
O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, tem enfoque no público jovem neste ano. O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para comemorar o dia é: “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação”.
A data tem como objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais, estimulando o diálogo e a sociabilidade como alternativas para não se manter isolado e, sobretudo, combatendo o preconceito em torno da saúde psicológica.
Um dos primeiros sintomas expostos por alguém que apresenta sinais de transtornos mentais é o isolamento. Ser sociável, conversar, sair com amigos, se distrair são sempre alternativas para ajudar no tratamento, segundo especialistas.
A psicóloga Ariane Bittencourt Gurgel alerta para que o indivíduo esteja sempre vigilante com a saúde. “Algumas atitudes podem modificar esse quadro, buscando empatia pela pessoa que passa por dificuldades, não julgar, acolher e apoiar, pois é importante estar atento às nossas emoções”, declarou.
“Deve-se trabalhar as queixas do paciente com o foco no presente. Por meio da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental é possível ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta, fazendo com que a pessoa avalie seus próprios pensamentos e crenças disfuncionais”, concluiu.