BUSCAR
BUSCAR
Conscientização
Dia Mundial da Saúde Mental tem enfoque na juventude neste ano
Tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o dia é: 'Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação'
Aldeline Pereira
10/10/2018 | 18:11

O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, tem enfoque no público jovem neste ano. O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para comemorar o dia é: “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação”.

A data tem como objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais, estimulando o diálogo e a sociabilidade como alternativas para não se manter isolado e, sobretudo, combatendo o preconceito em torno da saúde psicológica.

Um dos primeiros sintomas expostos por alguém que apresenta sinais de transtornos mentais é o isolamento. Ser sociável, conversar, sair com amigos, se distrair são sempre alternativas para ajudar no tratamento, segundo especialistas.

A psicóloga Ariane Bittencourt Gurgel alerta para que o indivíduo esteja sempre vigilante com a saúde. “Algumas atitudes podem modificar esse quadro, buscando empatia pela pessoa que passa por dificuldades, não julgar, acolher e apoiar, pois é importante estar atento às nossas emoções”, declarou.

“Deve-se trabalhar as queixas do paciente com o foco no presente. Por meio da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental é possível ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta, fazendo com que a pessoa avalie seus próprios pensamentos e crenças disfuncionais”, concluiu.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.