BUSCAR
BUSCAR
Orientação
Detran-RN esclarece sobre placas Mercosul; saiba preço, como e quando mudar
Prazo do dia 31 é a data final para que os departamentos estaduais que ainda não adotaram o sistema passem a fazê-lo
Redação
21/01/2020 | 12:15

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) alerta para o aumento da busca pelo modelo de placas Mercosul em todo o Estado. Isso porque o novo padrão de identificação veicular passar a ser obrigatório, para todo o território brasileiro, a partir de 31 de janeiro, segundo o Departamento Nacional de Trânsito.

No entanto, o órgão estadual aponta que já adota as placas Mercosul desde 2018, sendo uma das primeiras unidades da federação a adotar o novo modelo. De acordo do com o Detran, o prazo do dia 31 é a data final para que os departamentos estaduais que ainda não adotaram o sistema passem a fazê-lo.

Ainda de acordo com o Detran potiguar, as placas do modelo antiga, de cor cinza, não precisam ser modificadas. A nova placa Mercosul é obrigatória para veículos novos. Também terá de ser adquirida em caso de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da placa. Ou quando o registro do veículo for transferido de município ou estado.

O valor da nova placa, entretanto, caberá às empresas credenciadas responsáveis pela produção e venda da identificação veicular. Com isso, os proprietários de veículos devem buscar o valor mais em conta na hora de adquirir o item. Em Natal, segundo verificou a reportagem do Agora RN, o preço da placa é de R$ 180 para carros e de R$ 100 para motocicletas.

Como fazer o emplacamento de carro novo:

  • Fazer as vistoria do veículo no pátio do Detran;
  • Pagar o IPVA;
  • Realizar o registro do veículos;
  • Pagar as taxas do veículo;
  • Ir até a auditoria para conclusão do processo e recebimento do documento (CRV/CRLV);
  • Adquirir o kit de identificação veicular (placa, tarjeta, selo e lacre) em empresa credenciada;
  • Ir até o pátio de emplacamento e instalar o kit veicular.
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.