BUSCAR
BUSCAR
Em 2019
Cooperativas vão receber cursos voltados à educação financeira
Uma ação conjunta envolvendo a Ocern e o Sescoop vai introduzir uma série de ações nas áreas de formação, monitoramento e promoção social no RN
Redação
31/10/2018 | 09:00

A Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado (Sescoop/RN), levará a 35 cidades potiguares o Programa Município Sustentável. Com um total de 17 objetivos, entre ações nas áreas de educação, meio ambiente, combate à pobreza, saúde, combate à seca, entre outras, o programa também vai trabalhar a segurança nas transições eletrônicas, estimulando o uso das máquinas de cartão, evitando o acúmulo de dinheiro nos pontos comerciais.

De acordo com Roberto Coelho, presidente da Ocern, haverá uma projeto-piloto com quatro municípios: Assu, Monte Alegre, Serrinha e Porto do Mangue. “Vamos trabalhar com dezenas de municípios, mas começaremos por estes. O objetivo é reestruturar e criar cooperativas. Uma das tarefas será a difusão das máquinas de transição online. É um trabalho de educação financeira que contribui para a segurança, trazendo mais proteção para a empresa, cooperado e usuário”, detalhou Roberto Coelho.

A Ocern e o Sescoop realizarão – em todo o Estado, no próximo ano – cursos, oficinas, palestras para dirigentes e cooperados. Todas as ações serão divididas em três áreas: formação, monitoramento e promoção social. Na área de formação, um dos projetos é o “Líder Coop”, que atenderá 35 jovens com idade entre 18 e 27 anos numa primeira turma em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de São João do Sabugi, que trabalham com mel, queijo e leite.

Em outra área, a Ocern vai promover cursos para cooperados com a finalidade de formar técnicos para trabalhar com fontes de energia renováveis. Nesta área, inclusive já foi publicado edital para credenciamento de professores, cujas aulas começarão em fevereiro, em Natal. Será um curso de 1.220 horas, mas haverá diversos cursos de curta direção em áreas distintas, durante o ano inteiro.

Na área de monitoramento, a parceria entre Ocern e a Sescoop terá como foco a preocupação jurídica dos cooperados e cooperativas. Serão aplicados uma série de programas para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios que os atuais. “Precisamos sempre melhorar a operação de gestão. Por isso, faremos uma série de programas de acompanhamento e um deles serás o Capitacitatec”, disse Roberto Coelho.

Já na área promoção social a Ocern e o Sescoop farão uma série de ações voltadas para a educação, saúde, lazer, além de palestras e oficinas que estimulem a geração de renda, com destaque – para o próximo ano – para a área de material de reciclado. Haverá, ainda, uma parte de recreação, com jogos entre cooperativas, com o objetivo de integrar cooperados pelo esporte.

O chamado “Dia C”, dia da cooperativa, envolve ações de cidadania para as cooperativas e comunidades em geral, que é sempre realizado no 1º sábado de julho. “A cada ano o Dia Internacional do Cooperativismo se fortalece, fica mais intenso. É um sinal que o cooperativismo está crescendo no nosso Estado”, destacou Roberto Coelho, presidente da Ocern.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.