BUSCAR
BUSCAR
Contribuição
Consórcio Sertão e Mar foi selecionado pelo MAPA e terá apoio do Governo Federal
O Consórcio, que abrange os municípios de Guamaré, Galinhos, Pedro Avelino e Jandaíra foi selecionado para o projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias
Redação
30/05/2020 | 17:03

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, nesta sexta-feira (29), a lista com os doze consórcios públicos selecionados para o projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país. O Consórcio Sertão e Mar, que abrange os municípios de Guamaré, Galinhos, Pedro Avelino e Jandaíra aparece na relação dos 12 selecionados, entre os 55 projetos inscritos.

Sob a presidência do prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes, a entidade receberá apoio direto do Mapa para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). “É momento de agradecimento. Quero agradecer aos prefeitos e vereadores dos quatro municípios, as Procuradorias e Secretarias municipais, as técnicas do SEBRAE pelo apoio e a disponibilidade para os momentos presencial e virtual, a FETARN pela presteza e apoio de sempre e a equipe do MAPA”, destacou o prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes. O consórcio tem como vice-presidente, a prefeita de Jandaíra, Marina Marinho.

Visivelmente feliz e emocionado, após receber a notícia do MAPA, Adriano Diógenes, em nome do Consórcio SIM SERTÃO E MAR, também agradeceu aos agricultores e produtores rurais dos quatro municípios por acreditarem no projeto. O agrônomo Joseraldo do Vale assumiu a diretoria administrativa do consórcio, instituído em assembleia remota, no último dia 18 de maio.

Sobre o Consórcio “Sertão e Mar”

Em setembro de 2019, iniciou-se uma ação pioneira no Rio Grande do Norte, visando à promoção do desenvolvimento sustentável no município de Guamaré, através da Prefeitura de Guamaré com o apoio da FETARN- Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte.

A iniciativa teve como base um diagnóstico realizado, e que identificou como principais gargalos do setor, a desorganização da produção e a necessidade de agregação de valor aos produtos locais, além da inexistência de serviços oficiais de inspeção.

Como consequência dessa lacuna institucional, ficava até então impossibilitada à aquisição principalmente de produtos de origem animal, dentre outros, nas compras públicas governamentais, principalmente. A ideia do consórcio surgiu como uma solução para acelerar também o desenvolvimento econômico da região.

Jornada desafiadora

Para solucionar este problema da comercialização da produção nos mercado institucional e na rede de supermercados, outro caminho apontado foi criação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Percorrida uma jornada desafiadora e quase impossível, considerando as adversidades de uma situação de Pandemia provocada pelo novo Coronavírus, os envolvidos no projeto não desistiram da caminhada e conseguiram as Leis do SIM, o Protocolo de Intenções e os demais instrumentos legais aprovados nas quatro Câmaras Municipais, tornando possível a realização da Assembleia para a instalação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção de produtos de origem animal – SIM “Sertão e Mar”.

O Consórcio Intermunicipal – SIM “Sertão e Mar” abrange uma população de 30.232 habitantes, sendo 14.827 na área rural, possui mais de 54 estabelecimentos rurais mapeados, nos setores de aquicultura e pesca, mel e produtos das abelhas, avicultura, suinocultura, caprinocultura, bovinocultura de leite, apresentando assim um potencial significativo para a expansão de seus mercados, por meio da implantação do serviço de inspeção municipal e a consequente formalização de seus produtos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.