BUSCAR
BUSCAR
Parnamirim
Centro de Zoonoses intensifica campanha de vacinação contra o calazar
Para o Dia D de Vacinação contra a Leishmaniose, a meta é vacinar 22 mil cães e 7500 gatos. Um posto de vacinação será instalado em cada bairro de Parnamirim, facilitando assim o acesso da população
Redação
16/09/2018 | 10:48

No intuito de aproveitar a manhã movimentada do último sábado (15) em Parnamirim, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estavam na praia de Pirangi e em seis pontos em Nova Parnamirim. O objetivo da ação foi divulgar as formas de prevenção e vacinar cachorros e gatos contra a leishmaniose, ou conhecida popularmente como calazar. O Dia D contra a Leishmaniose vai acontecer em 29 de Setembro, com pontos de vacinação em cada bairro de Parnamirim.

“Nós estamos realizando pré-campanhas até o Dia D de Vacinação. A nossa intenção é levar mais informação à população sobre a doença e as formas de prevenção. Também estamos em parcerias com algumas empresas dando alguns brindes”, afirmou o técnico do CCZ, Josivan Gomes.

A médica veterinária Bruna Freitas enfatiza sobre a necessidade dos tutores dos animais estarem atentos sobre a prevenção da doença, que se faz com as vacinas e com coleiras repelentes. “O portador do protozoário é um mosquito, por isso as coleiras são uma forma eficaz de proteção. Mas as vacinas também auxiliam para que não ocorra a contaminação, que pode chegar até o ser humano, caso o mosquito pique um animal contaminado anteriormente”, afirmou.

Para o Dia D de Vacinação contra a Leishmaniose, a meta é vacinar 22 mil cães e 7500 gatos. Um posto de vacinação será instalado em cada bairro de Parnamirim, facilitando assim o acesso da população.

Calazar

A leishmaniose visceral, conhecida popularmente como Calazar, é transmitida pela picada do mosquito-palha. Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea.

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.