BUSCAR
BUSCAR
Psicologia

Casos de estresse, ansiedade e depressão aumentam com o isolamento, diz pesquisa

Problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social; psicólogos no Rio Grande do Norte criaram ferramentas de acolhimento e atendimento gratuito
Redação
08/06/2020 | 06:00

A pandemia causada pela Covid-19 fez o mundo buscar novas alternativas para atividades diárias, como trabalho e estudo. Mas, como todo processo de mudança, a modificação repentina da rotina lançou luz sobre os desafios de manter a saúde mental em tempos difíceis, como o vivenciado atualmente.

Segundo pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. O estudo ouviu pessoas de 23 estados entre os meses de março e abril. O levantamento aponta que os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%.

2020 04 17t175738z 1579141901 rc2h6g98eb9y rtrmadp 3 health coronavirus usa

“Estamos como que em um quarto que está com a luz apagada e não temos por quem chamar”, compara a psicóloga potiguar Malu Nunes. Ela explica que a pandemia espelha lacunas que as pessoas já tinha antes da pandemia. “Quem sabia lidar com as frustrações antes deste acontecimento, está conseguindo enfrentar o momento com maior tranquilidade”, comenta.

A psicóloga detalha que a vida possui variações inerentes de altos e baixos, mas “para quem já tinha traumas, a confiança que este momento exige é confrontada e, por efeito, o sofrimento aumenta”.

O exemplo do quarto escuro dado por Malu Nunes faz alusão ao confinamento domiciliar, adotado como medida preventiva ao novo coronavírus. “Às vezes estamos em casa com uma pessoa que não nos acolhe, mesmo sendo um pai, uma mãe ou uma irmã, por exemplo. Mas só conseguimos o suporte necessário com um amigo, que não está mais lá para ajudar, pois o cotidiano o retirou”, detalha.

A profissional aconselha adotar estratégias de enfrentamento no momento de solidão e angustia. “É importante se presentear com autocuidados, como ler um livro, hidratar o cabelo ou fazer uma chamada de vídeo para quem gosta. Isso nos proporciona passar por este período com maior facilidade e nos aproxima de sentimentos agradáveis”, sugere.

A psicóloga pontua que a atual crise sanitária faz parte de um ciclo e, assim como os demais que compõe a existência, será encerrado em algum momento. “Assim como fazemos uma retrospectiva no fim de ano, devemos analisar tudo que estamos vivendo neste período, separando o joio do trigo. Avaliar a qualidade dos relacionamentos, atividades e objetivos nos ajuda a sair deste ciclo mais preparados”, diz.

Malu Nunes recomenda uma dinâmica para auxiliar neste processo de autoavaliação. “Divida uma folha ao meio. Em um lado coloque ‘apesar de’ e no outro, ‘por causa de’. Por meio desse exercício, a pessoa consegue avaliar o que está sendo mais dispendioso, ou que ainda faz sentido nas suas relações ou no seu trabalho e a partir daí rever alguns comportamentos ou toma novas decisões de possíveis mudanças”, ilustra.

No perfil de Malu (@psicologamalununes) no Instagram é possível encontrar outras dicas como a apresentada.

A definição de uma rotina é outra ação que ajuda a vivenciar melhor este período de pandemia, segundo a psicóloga. Malu marca que uma quebra de rotina, como dormir mais durante o dia e passar a madrugada acordado, pode evidenciar uma fuga para não sentir o momento de angústia.

Ela recomenda que, apesar da suspensão de algumas tarefas, é necessário definir uma rotina, separar um ambiente para o trabalho home office, uma pausa durante a jornada de trabalho e atividades nos horários livres, principalmente finais de semana, para esclarecer que a vida continua mesmo com o ritmo diferente.

Com o avanço do vírus no Brasil e, por consequência, da necessidade de manter o isolamento social, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte informou que teve um aumento na procura por atendimento psicológico desde que a pandemia chegou ao estado, oficialmente em março, mas não há balanço do quantitativo.

Para ajudar no suporte emocional, o psicólogo potiguar Igor Andrade criou uma corrente de psicólogos para prestar serviço de acolhimento gratuito. Para agendar o contato com algum dos profissionais voluntários basta acessar o perfil @psi_igor no Instagram.

Outra ferramento aliada é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que disponibiliza a linha 188 (24 horas e sem custo de ligação) e o chat e o e-mail através do www.cvv.org.br para atendimento psicológico. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.

Durante este período de pandemia, pede que “se você se encontra em condições de ajudar, se disponibilize para conversar sem criticar, ofereça carinho, atenção e acolhimento. Aumente a rede de apoio disponível na sociedade que pode ser constituída por profissionais da saúde, entidades especializadas e os cidadãos individualmente”.

Idoso é enganado em ‘golpe do amor’ e perde cerca de R$ 2 milhões
Polícia cumpre mandados e prende suspeitos em operação contra grupo criminoso
03/12/2024 às 19:35
Enem 2024: 4,3 milhões de inscritos farão provas em 3 e 10 de novembro
Número supera em quase 10% o total de inscritos na edição de 2023
24/10/2024 às 09:26
Convenção Summer Sales chega a Natal para impulsionar negócios nesta terça 15
Evento reúne especialistas em estratégias de vendas e lança best-seller, com networking e troca de experiências para empresários e profissionais do setor
14/10/2024 às 18:17
Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9
Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores
09/09/2024 às 08:24
Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12