BUSCAR
BUSCAR
Datas
Calendário das ações de castração animal em Natal é divulgado; confira
Primeiras castrações acontecem já em fevereiro, seguindo pelos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro
Redação
18/01/2019 | 14:17

Após iniciar o processo de castração animais em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), terá ações continuadas dos procedimentos de esterilização durante todo o ano de 2019. Atualmente, 630 gatos estão inscritos para castração animal em Natal.

As primeiras castrações acontecem já em fevereiro, seguindo pelos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro (as datas podem ser conferidas no final da matéria). “Vamos aumentar a nossa expectativa de castração para 100 animais por ação. Mas esse número pode subir no decorrer do ano”, destacou Alessandre Medeiros, chefe do CCZ Natal. Todos os trabalhos serão feitos em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Universidade Potiguar (UnP).  

Serão selecionados para participarem dos procedimentos, animais de tutores que estão no cadastro promovido de forma online pelo CCZ entre setembro e outubro do ano passado. Atualmente, 630 gatos estão inscritos. “Nós ligamos para os tutores, que comparecem ao Centro de Zoonoses com os animais. É feita uma triagem e os animais que estejam aptos, passam pela castração na data marcada”, explicou Alessandre.  

Em 2017, 164 animais foram castrados durante essas ações. O número poderia ser ainda maior, mas alguns tutores não compareciam no dia da triagem ou procedimento cirúrgico.   

Datas das ações que serão realizadas no CCZ zona Norte  

Triagem: 20 de fevereiro; 24 de abril; 12 de junho; 21 de agosto; 23 de outubro; 11 de dezembro  

Castração: 24 de fevereiro; 28 de abril; 16 de junho; 25 de agosto; 27 de outubro; 15 de dezembro 

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.