BUSCAR
BUSCAR
Transplante
Brunninha recebe novo coração em Recife, mas estado de saúde é grave
Transplante cardíaco aconteceu horas depois da chegada dela ao hospital pernambucano; seu caso comoveu as redes sociais nesta semana
Redação
04/04/2019 | 17:37

A potiguar Brunna Silveira Lopes, a “Brunninha”, de apenas 7 anos, segue em estado grave após ser receber transplante de coração. A cirurgia aconteceu na madrugada da quinta-feira, 4, em Recife (PE), no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip). Moradora de Natal, vítima de uma cardiopatia grave, precisou viajar às pressas para buscar auxílio hospitalar.

O transplante cardíaco aconteceu horas depois da chegada dela ao hospital pernambucano. Sem um coração saudável, Brunninha corria sérios riscos de morrer. Após a cirurgia, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no IMIP. Não há informações sobre o doador do coração de Brunninha.

O caso de Brunninha comoveu as redes sociais nos últimos dias. O médico potiguar que a acompanha todo o tratamento cardíaco da criança, Madson Vidal, fez um apelo para que a classe política e a sociedade civil se me mobilizasse em torna dela.

Os pedidos foram acolhidos pela governadora Fátima Bezerra. Ela mobilizou o sistema estadual de saúde para transportar a criança até Pernambuco. Atualmente, o Rio Grande do Norte não dispõe de capacidade técnica para realizar transplantes de coração.

Em uma postagem nas redes sociais, a governadora reconheceu a luta de Brunninha contra o tempo para realizar a cirurgia cardíaca, que ainda não é feita em Natal. “Muitos de vocês acompanharam a força-tarefa dos últimos dias sobre o caso de Brunninha, uma criança que estava enfrentando uma jornada contra o tempo para conseguir realizar um transplante de coração. Gostaria de informar que o Governo cedeu uma aeronave para ir buscar uma equipe em Recife, especializada no tipo de transplante dela, que vai fazer os primeiros atendimentos e acompanhar a paciente de volta até Recife, onde será possível realizar esse tipo de procedimento”

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.