BUSCAR
BUSCAR
Liderança
Agora RN supera marca dos 10 mil jornais diários em novembro, aponta IVC
Levantamento considera as tiragens dos dias 1º e 30 de novembro, excetuando-se finais de semana e os feriados da Proclamação da República e de Nossa Senhora da Apresentação.
Redação
12/12/2019 | 06:05

O Grupo Agora RN de Comunicação não para de crescer. E neste mês de novembro, o jornal bateu mais uma importante marca, firmando o lugar – com larga distância – de veículo impresso com maior tiragem diária do Rio Grande do Norte. Foram distribuídos mais 10 mil exemplares diários, segundo análise mais recente do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo certificar as métricas de desempenho de veículos impressos e digitais.

O levantamento considera as tiragens constatadas entre os dias 1º e 30 de novembro, excetuando-se finais de semana e os feriados da Proclamação da República e de Nossa Senhora da Apresentação. Em números exatos, a média diária foi de 10.347 exemplares, entre as 19 edições mensais.

Em relação ao mês anterior, houve um crescimento de 6,9%, puxado principalmente pela edição de aniversário, da qual houve distribuição em dois turnos, com tiragem estimada superior a 30 mil exemplares (da qual 24,5 mil foram atestados pelo IVC). Em outubro, foram entregues 9,6 mil jornais de média em locais como órgãos públicos, padarias, cartórios, escolas, universidades, clínicas médicas, hospitais e também na rua. Há, segundo a análise do IVC, 383 pontos de distribuição nas quatro zonas de Natal, além de 76 pontos espalhados por outros 10 municípios (Arês, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu).

Desse total, 440 são pontos fixos, como estabelecimentos comerciais e órgãos públicos e privados em geral. Nesses locais, os jornais ficam à disposição para retirada pelos leitores. Além deles, há 19 pontos onde acontece a distribuição assistida, ou seja, com promotores entregando o jornal na mão do leitor. Entre esses pontos, estão os principais cruzamentos de trânsito de Natal e Parnamirim. Quando o sinal fecha, motoristas são abordados e recebem o exemplar sem precisar sair do carro.

A certificação do IVC foi atribuída ao Agora RN em janeiro de 2019, após seis meses de análise. Referência no Brasil em auditoria multiplataforma de mídia, o IVC fornece ao mercado dados isentos sobre comunicação e circulação de jornais impressos, entre outros serviços no segmento. Para isso, a entidade conta com uma plataforma que interliga números de diversas audiências às agências mais importantes de todo o País. Atualmente, o Instituto realiza a divulgação de informações e auditorias de mais de 400 publicações (jornais e revistas) filiadas.

A média de circulação do Agora RN atestada pelo IVC é considerada alta para os padrões do mercado de comunicação potiguar. E ainda há uma estimativa de que esse número possa ser mais alto. Estudos apontam que cada exemplar é lido por até 5 pessoas – número que duplica em jornais no formato tabloide (formato mais compacto, praticado em Natal exclusivamente pelo Agora)

O formato de circulação – sem custo para o público, o que é inédito no Rio Grande do Norte – representa garantia de audiência para os anunciantes. Não há sobra de exemplares e os anúncios expostos atingem dezenas de milhares de leitores. “O IVC é a ferramenta que temos para fornecer ao mercado publicitário dados isentos e detalhado, fazendo com que a nossa comercialização seja pautada em números reais”, destaca a gerente comercial do Agora RN, Alayde Passaia.

O diretor geral do Grupo Agora RN, Alex Viana, enaltece a certificação pelo IVC e o que isso representa para a viabilidade do projeto. “Estamos confirmando, dia após dia, a viabilidade do jornal impresso. Várias empresas conhecem a eficácia e eficiência de anunciar num jornal gratuito”, afirma o jornalista e empresário.

Filiado também à Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Agora RN é impresso em 16 páginas em um formato que lembra o tabloide – o que facilita o manuseio e leitura.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.