BUSCAR
BUSCAR
Promessa
Afetada por Oiticica, Barra de Santana terá obras aceleradas a partir de janeiro
Segundo o titular da Semarh, Mairton França, investimentos do Governo Federal asseguraram continuidade das obras entre janeiro e março/2017
Por Rodrigo Ferreira
28/12/2016 | 11:55

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Mairton França, trouxe uma boa notícia para os residentes da comunidade de Barra de Santana, diretamente afetada pela construção da Barragem de Oititica, que está sendo erguida no município de Jucurutu, interior do Rio Grande do Norte.

Segundo França, as obras da nova Barra de Santana serão intensificadas a partir de janeiro, uma vez que o Governo do Estado conseguiu, junto ao Governo Federal, recursos suficientes para manter a obra em andamento mesmo durante o período em que o orçamento estadual estiver fechado (entre dezembro até meados de fevereiro/março).

“Conquistamos um orçamento de pouco mais de R$ 59 milhões para dar prosseguimento às obras de Oiticica e também da nova Barra de Santana”, disse ao Portal Agora RN.

“Esse recurso vai garantir que nós continuemos as obras até mesmo durante o período em que o orçamento do estado estiver fechado. A partir de janeiro vamos acelerar a construção da barra”, prometeu.

Porém, o secretário frisou que a velocidade da obra será proporcional aos recursos que foram destinados para ela. Entretanto, assegurou que o cemitério, um dos equipamentos ditos ‘institucionais’ da nova Barra de Santana – que foi uma reivindicação da própria comunidade -, deverá ser entregue já em fevereiro.

“Estamos trabalhando para esse primeiro equipamento ser finalizado no mais tardar em fevereiro. Tão logo esteja pronto, começaremos o processo de transferência dos mortos do antigo cemitério para o novo. Os projetos sociais, assim como a própria barragem, estão com continuidade garantidas graças a esse esforço que conseguimos fazer”, completou.

Oiticica

Foto: Reprodução / Autor desconhecido

Construção da barragem de Oiticica segue ocorrendo em ritmo normal. (Reprodução / Autor desconhecido)

Visando regularizar o abastecimento de água na região Seridó, beneficiando a população de 17 municípios tanto para o consumo humano quanto para a produção, a barragem de Oiticica tem previsão de conclusão para o final do ano que vem.

O reservatório em construção em Jucurutu será o terceiro maior no RN, com capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água. Maior capacidade têm apenas as barragens Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e a Barragem de Santa Cruz, em Apodi.

“Esta é mais uma obra importante que vem sendo realizada pelo nosso Governo em parceria com a administração federal”,  disse o governador Robinson Faria durante visita realizada no último dia 21 de dezembro. Entre tantas situações, ele verificou o andamento dos serviços, que alcançou percentual de execução de 51%.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.