BUSCAR
BUSCAR

Uma em cada quatro mães tem sinais de depressão pós-parto, diz estudo

Esse é o primeiro estudo sobre o tema a apresentar um retrato nacional da prevalência de sintomas da doença entre as brasileiras
Folha de S.Paulo
02/05/2016 | 12:02

Sozinha em casa com a filha recém-nascida, Monique Renauro, 29, passava os dias pensando em uma forma de se matar. Já Janice Mascarenhas, 21, chegou a pensar em matar a sua filha.

São pensamentos que acometem mulheres que sofrem de depressão pós-parto. Cerca de uma em cada quatro brasileiras tem sintomas da doença -mais precisamente, 26,3% delas.

Uma em cada quatro mães tem sinais de depressão pós-parto, diz estudo

O dado vem de um estudo da pesquisadora Mariza Theme, da Ensp (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca), ligada à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio. Esse é o primeiro estudo sobre o tema a apresentar um retrato nacional da prevalência de sintomas da doença entre as brasileiras.

Foram entrevistadas 23.896 mulheres no período de 6 a 18 meses após o nascimento de seus bebês. O resultado foi publicado na edição de abril da revista “Journal of Affective Disorders”.

Mascarenhas, que já havia tido depressão na adolescência e não participou da pesquisa, diz que sua depressão começou quando soube que havia engravidado sem querer do ex-parceiro e pai de seu primeiro filho.

Quando a filha nasceu, foi rejeitada. “Não queria amamentar, tinha raiva do leite que meu corpo produzia. Eu ouvia o choro dela e não reconhecia como se fosse de uma filha minha”, diz ela.

“Só quando Julieta fez um ano foi que eu consegui reconhecê-la como minha. Só aí entendi que sou responsável por ela”, diz Mascarenhas, que ainda está se tratando com antidepressivos.

As mulheres que participaram da pesquisa foram enquadradas na Escala Edimburgo de Depressão Pós-Parto, método usado para mensurar o grau da doença. Ela consiste em dez perguntas com quatro níveis de resposta cada.

Segundo o estudo, a doença acomete sobretudo mulheres da cor parda, de baixa condição socioeconômica, com antecedentes de transtorno mental, hábitos não saudáveis –como abuso de álcool-, muitos partos e que não planejaram a gravidez.

“Embora a depressão pós-parto possa acometer qualquer mulher, as de maior vulnerabilidade social têm mais chance de desenvolver esse quadro”, diz Theme.

Joel Rennó, psiquiatra e diretor do programa de saúde mental da mulher do Instituto de Psiquiatria da USP, diz que não há uma explicação comum para esse fenômeno.

“Há gatilhos que incidem mais sobre essa população e que, dentro do cenários de oscilações hormonais, acabam levando a pessoa a desenvolver um quadro depressivo.”

Theme achava que fatores obstétricos, como complicações na gravidez e no parto, teriam impacto relevante, mas o estudo não mostrou isso. “Os fatores obstétricos perdem impacto quando ajustados pelas variáveis sociais.”

Para ela, a situação poderia ser amenizada com políticas públicas mais efetivas. Segunda ela, não há rastreamento específico para depressão pós-parto nas rotinas do SUS. “O manual pré-natal do Ministério da Saúde diz que o profissional de saúde tem que estar atento a questões físicas e emocionais, mas não temos isso estruturado. Uma coisa é um manual, outra é a prática.”

Joel Rennó concorda. “Os quadros são subdiagnosticados e as consequências são drásticas, tanto para a mãe quanto para a criança, que pode ter atraso no desenvolvimento psicomotor e neurocognitivo.”

Em janeiro deste ano, um painel influente de especialistas ligado ao governo dos EUA recomendou que as mulheres sejam avaliadas para depressão durante a gravidez e depois de dar à luz.

A indicação veio junto de novas evidências de que as doenças mentais na maternidade são mais comuns do que se pensava e que muitos casos de depressão pós-parto na verdade começam já durante a gestação.

Confira a matéria completa em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/05/1766064-uma-em-quatro-brasileiras-tem-sintomas-de-depressao-pos-parto-diz-estudo.shtml

Iza anuncia término com Yuri após caso de traição do jogador
Atleta estava em campo pelo Mirassol ontem à noite e marcou
10/07/2024 às 19:39
Nattan é elogiado por filho de Bob Marley e reage: “Sem acreditar”
Nattan ficou incrédulo ao receber elogios do empresário Rohan Marley, filho do rei do reggae music
09/07/2024 às 20:10
Moraes determina novo bloqueio de perfis de Monark nas redes sociais
Influenciador é investigado no STF por suspeita de desobedecer decisão judicial
26/06/2024 às 18:53
Simone Mendes diz que recebeu proposta para substituir Eliana no SBT
'Amo TV, mas tudo tem seu tempo', explica a cantora sobre o motivo que a levou a recusar o convite
24/06/2024 às 20:28
Taylor Swift engole mosquito enquanto canta na “The Eras Tour”: veja o momento
"Eu engoli um mosquito, vocês podem cantar?", disparou a cantora durante o show
24/06/2024 às 19:47
Zé de Abreu revela que irá processar Murilo Rosa por suposto mau hálito
Em publicação no X, Zé de Abreu disse que apresentará testemunhos de atrizes
19/06/2024 às 21:39
Marrone perde parte da visão após cirurgia de emergência devido a glaucoma
Oftalmologista afirma que sequela não é significativa e cantor continua a ter vida normal
19/06/2024 às 18:21
Cantor Justin Timberlake é preso em Nova York
O cantor Justin Timberlake está sob custódia da polícia local e deve comparecer ao tribunal ainda nesta terça-feira 18
18/06/2024 às 19:43
Marrone, dupla de Bruno, tem alta após passar por cirurgia de glaucoma
Cantor se recuperará em casa durante 15 dias; sua dupla cumprirá com a agenda de apresentações no período
18/06/2024 às 18:15
Henry Cavill pede ajuda após anunciar que vai ser pai: “Alguma dica?”
Astro de Hollywood usou as redes sociais para falar sobre a chegada do primeiro filho e também sobre a paternidade
17/06/2024 às 20:27