BUSCAR
BUSCAR
Essencial

Deficiência de zinco: conheça causas, sintomas e perigos para o organismo

O excesso de consumo de zinco, por sua vez, pode ocasionar problemas para a saúde também
Por Redação
16/02/2018 | 18:15

A deficiência de zinco no organismo representa sérios riscos para a saúde, afetando o organismo de dentro para fora. Segundo o médico Juliano Pimentel, autor do livro “Viva Melhor Sem Glúten”, cerca de 31% da população mundial apresenta falta de zinco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A falta deste mineral em quantidades satisfatórias compromete o sistema imunológico, pois o zinco é fundamental para a manter a imunidade. A síndrome do intestino gotejante é, também, um sinal de que seus níveis de zinco podem estar baixos. Diarreias constantes, perda de cabelo acentuada ou fios ficando muito finos, inflamações na pele e problemas de atenção e distúrbios motores em lactentes também podem ter sua origem na falta de zinco.

Agora RN

Ainda de acordo com o especialista, entre as causas para a falta deste mineral no organismo podem ser má alimentação, estresse, excesso de exercícios, gravidez e amamentação, idade, alcoolismo, diabetes, pacientes que realizam hemodiálise, pacientes soropositivos com HIV/AIDS, artrite reumatoide, bebês prematuros e de baixo peso, desnutrição, vegetarianos, pessoas com distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, pacientes que recebem alimentação intravenosa e pacientes que utilizam antibióticos de tetraciclina e quinolona.

O excesso de consumo de zinco, por sua vez, pode ocasionar tosse, fadiga, febre, dor de estômago e até, em casos extremos, câncer de próstata. Dentre os alimentos ricos em zinco, segundo o site Tua Saúde, estão ostras, carne de boi assada, peru cozido, carne de vitela cozida, fígado de frango cozido, sementes de abóbora, feijão de soja cozido, cordeiro cozido, amêndoa e amendoim.

 

 

Fonte: Notícias ao Minuto

Oscar 2025: imprensa internacional repercute indicações do Brasil
Filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" recebeu 3 indicações, inclusive de Melhor Atriz para Fernanda Torres
23/01/2025 às 18:31
Barack Obama e Jennifer Aniston estariam vivendo romance, diz jornalista
Boatos apontam que o ex-presidente americano está prestes a anunciar o seu divórcio de Michelle Obama
20/01/2025 às 20:15
Lula parabeniza Fernanda Torres por Globo de Ouro: “democracia merece”
Atriz venceu como Melhor Atriz em Filme de Drama pelo longa "Ainda Estou Aqui"
07/01/2025 às 19:19
Selton Mello reforça torcida para Globo de Ouro: “Brasil no topo”
O ator Selton Mello compartilhou como se sente em ver Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres concorrendo ao Globo de Ouro
05/01/2025 às 17:05
Mariana Rios desabafa sobre tentar engravidar: “É bem solitário”
Em vídeo publicado no TikTok, a atriz criticou pressão existente em torno de "tentantes" e falou sobre seu desejo de ser mãe após ter sofrido aborto espontâneo em 2020
05/01/2025 às 16:20
Celebrei a indicação ao Globo de Ouro, mas as chances são nulas, diz Fernanda Torres
Às vésperas do prêmio, atriz diz que vai ao evento pela indicação, mas teme páreo com nomes como Nicole Kidman
05/01/2025 às 13:41
STJ mantém prisão preventiva de ex-bailarina do Faustão Natacha Horana
Influenciadora é investigada por suposto envolvimento em lavagem de dinheiro e ligação com o PC
31/12/2024 às 15:26
Whindersson Nunes brinca após derrota para indiano: “Palhaçada por US$ 500 mil”
Brasileiro foi derrotado em luta de boxe que abriu card principal de Tyson x Paul
16/11/2024 às 14:15
Defesa de Deolane recorre ao STF para barrar depoimento na CPI
Depoimento deve ocorrer no dia 30 de outubro
16/10/2024 às 18:28
Leonardo nega envolvimento com trabalho escravo após ter sido incluído na ‘lista suja’ do governo; veja
Fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego verificou em 2023 que seis funcionários vivem em condições análogas à escravidão
07/10/2024 às 18:51