BUSCAR
BUSCAR
Corrida
São Silvestre reúne 35 mil pessoas e amadores garantem a festa da prova
Na sua 95ª edição, a tradicional prova conta com milhares de corredores que vão apenas para para participar da festa, além dos competidores profissionais
Redação
31/12/2019 | 03:00

Das 35 mil pessoas inscritas na corrida de São Silvestre, nesta terça-feira, 31, em São Paulo, cerca de apenas 150 são atletas de elite. Em sua 95.ª edição, a tradicional prova conta com milhares de corredores que vão apenas para participar da festa. Eles largam do pelotão geral. Engana-se, entretanto, quem pensa que esses amadores não precisam ter uma preparação adequada para suportar o percurso de 15 km.

Dos treinos à hidratação correta, passando pelo aquecimento antes da partida, os atletas amadores recebem orientações para completar a prova em boas condições, sem sobressaltos. O tempo realizado na São Silvestre acaba ficando em segundo plano, porque eles sabem que a quantidade de pessoas, principalmente na largada, dificulta o percurso. O que importa é participar da corrida que fecha o ano esportivo em São Paulo.

“A São Silvestre se tornou uma prova cada vez mais difícil de correr, porque tem muita gente. As pessoas vão mais pela festa e pela tradição, sem expectativa de tempo”, diz Nelson Evencio, ex-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo, que terá 15 alunos competindo amanhã.

O professor dá treinos de até 45 km percorridos por semana, enquanto profissionais correm em média 150 km. Nos últimos dias, ele focou em atividades de subida e descida para simular o que os alunos terão pela frente.

Evencio não participará da prova, mas vai encontrar seus alunos na região da Avenida Paulista. “Darei apoio. Marcamos um ponto de encontro para eles deixarem os pertences comigo. Tem muita gente que vai trocada no metrô, mas é bom levar mochila com camiseta seca para vestir depois e não pegar gripe por entrar suado no metrô com ar condicionado.”, concluiu.

O último brasileiro vencedor da prova foi Marílson Gomes dos Santos, em 2010.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.