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Previsão da ABIH
Vista como destino caro, Natal deve ter ocupação hoteleira baixa em julho
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN, José Odécio, números baixos de junho desestimulam o setor para mês de férias escolares
Júnior Lins*
02/07/2019 | 15:47

Embora tenha sido mencionada pelo Ministério do Turismo como a terceira cidade mais procurada por turistas nacionais nos meses de junho e julho, Natal deverá ter sua ocupação hoteleira abaixo da média no sétimo mês de 2019. A estimativa é de José Odécio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (Abih-RN).

Segundo ele, a expectativa para julho não está positiva principalmente pelo fato de que o mês de junho também não foi bom, apesar de ser, historicamente, um dos meses que mais tem movimento na capital em virtude das férias escolares. “Estamos cautelosos e preocupados”, admitiu em contato com a reportagem do Agora RN.

Um dos fatores que têm contribuído para a baixa presença de turistas na cidade é o alto valor das passagens aéreas com destino à Natal. No entanto, Odécio citou a medida de redução do querosene da aviação (QAV), já anunciada pelo Governo do Estado, como esperança de que as tarifas baixem e, consequentemente, registre-se aumento no fluxo de visitantes.

“Estamos no aguardo para que os voos fiquem mais baratos e esperamos que essa redução no valor das passagens aumente o número de turistas. Por enquanto, só podemos ficar na expectativa para que o fluxo aumente e volte a movimentar a hotelaria da cidade”, projetou.

Além da redução no valor do QAV, outras medidas estão sendo tomadas pelo trade potiguar para retomar a boa projeção turística na capital. Segundo Odécio, o setor está “focado” em investir na divulgação da cidade pelo país, buscando dar maior visibilidade ao produto.

“Não paramos de ter ações de promoção e divulgação. Agora em junho fizemos em outros estados. Estamos projetando promoções em diversos lugares do país, já fomos em Minas Gerais e em São Paulo e iremos para outros lugares manter a promoção do destino para tentar alavancar os números”, revelou.

Parte interessada no processo, o Governo do Estado também tem se mobilizado para o aumento da demanda. A secretária de turismo, Ana Maria Costa, se demonstrou otimista para melhorar os índices de visitantes e informou que está agindo também com foco na divulgação, além de trabalhar na revitalização de grandes pontos natalenses.

“Temos uma agenda de Feiras, Workshops e Blitzes que pretendemos cumprir até o final do ano. Estamos trabalhando numa campanha de promoção do nosso Estado em grandes mídias, bem como na revitalização dos nossos equipamentos turísticos, como a Fortaleza dos Reis Magos e o Centro Histórico de Natal, além da conclusão do Museu da Rampa e agora o novo Pavilhão do Centro de Convenções”, finalizou.

*Estagiário sob a supervisão de Rodrigo Ferreira

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