BUSCAR
BUSCAR
Balanço
Secretaria de Turismo aguarda novos voos e destaca ações no RN
Decreto estadual que estabeleceu regras para a redução da cobrança de impostos no querosene de aviação (QAV) foi uma das grandes vitórias do setor para o primeiro semestre, segundo a pasta
Redação
29/07/2019 | 07:44

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) espera fechar o ano com pelo menos cinco novos voos diretos para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, além de fortalecer as atividades do turismo regional, estabelecendo novas rotas para a visitação em todo o estado.

Para a secretária do Turismo, Aninha Costa, o decreto estadual que estabeleceu regras para a redução da cobrança de impostos no querosene de aviação (QAV), publicado em 18 de junho, foi uma das grandes vitórias do setor para o primeiro semestre.

A partir da medida, a alíquota de tributos sobre o combustível pode cair até a zero. “A desoneração do combustível de aviação, o QAV, foi importantíssimo para o turismo, mas só vamos colher os frutos a médio e longo prazo. Eu acredito haverá redução dos preços dos bilhetes aéreos”, diz Aninha.

A secretária ressalta, porém, que a saída da empresa Avianca do mercado – que abriu falência em dezembro do ano passado – ainda impacta na regulação das tarifas aéreas. “Hoje, nós temos apenas três companhias aéreas atuando no país. Esperamos, com o tempo, aumentar o fluxo de turistas e reduzir os preços das passagens. Eu acredito que os preços só irão cair com a chegada das empresas low cost, após a abertura do mercado para as empresas estrangeiras”, detalhou.

Sobre os novos voos para o Rio Grande do Norte, a secretária do Turismo anunciou que a companhia Azul iniciou esta semana a operação de um voo diário direto de Recife-PE. Serão mais de 2 mil assentos semanais. O início das operações acontece no dia 24 de agosto.

Além disso, a Azul também anunciou o início das operações diárias entre o Rio Grande do Norte e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), a partir de dezembro. “Vai ampliar a frequência que hoje é de apenas dois voos semanais para nove frequências diárias. Isso vai gerar mais de 1,2 mil assentos por semana. Isso é fundamental para o nosso turismo”, justificou.

Até o fim do ano, a companhia Latam promete incrementar novos voos para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para o Rio Grande do Norte. Já a Gol vai abrir voo direto para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, além de iniciar nova operação para Buenos Aires, na Argentina, provavelmente entre os meses de janeiro e abril.

“No início de agosto, eu estarei indo para Buenos Aires para conhecer algumas empresas aéreas Low Cost (companhias de baixo custo). Estamos dialogando para trazer alguma coisa para o nosso Estado. É de fundamental importância estes contatos, porque isso pode nos ajudar a trazer ainda mais voos”, revelou Aninha.

Outro bom resultado obtido ao longo do ano foi com relação aos trabalhos de divulgação turística. Um dos frutos do serviço aconteceu no início do mês, após divulgação de pesquisa do Ministério do Turismo, que colocou Natal como o terceiro destino brasileiro nas agências de viagens de todo o país.

Uma das razões para isso aconteceu a partir de iniciativas simples, mas eficazes, segundo a secretária do Turismo. “Durante feiras e eventos turísticos nacionais, a Setur está realizando blitzen nas agências de turismo. Estamos indo até estes locais para fideliza-los. Isso é de fundamental importância. Ao invés de os agentes irem até a feira para receber o material de potenciais locais turísticos, nós estamos falando direto com eles. É uma ação barata e eficaz. Já foi realizado em Minas Gerais, São Paulo e alguns estados do Nordeste”, detalhou.

A divulgação do destino turístico do Rio Grande do Norte também ganhou ênfase em feiras internacionais. As ações da pasta aconteceram nos principais eventos do setor, como as feiras realizadas na Alemanha, Portugal e Holanda. Foi em terras holandesas, por sinal, que a Setur obteve a confirmação de um voo direto a partir de Amsterdã, que está previsto para acontecer a partir de 3 de novembro.

Ainda este mês, a Setur vai participar do Meeting Brasil 2019, que é um evento voltado para se firmar parcerias comerciais com o Uruguai, Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru. O objetivo é divulgar o turismo brasileiro para os principais operadores e agentes de viagens dos países da América do Sul, fazendo com que Natal passe a se tornar uma alternativa ainda melhor ao público internacional.

Com 79 municípios incluídos no mapa turístico, Rio Grande do Norte quer promover interiorização

Outro braço de atuação da pasta ao longo do ano é o de fortalecer o turismo regional e o de garantir rotas de visitação entre os municípios do interior do Rio Grande do Norte. A pasta está dialogando com operadoras para montar pacotes voltados para os cinco polos turísticos do Rio Grande do Norte. A meta é criar pacotes que integrem as diversas regiões potiguares, passando pelas praias, os municípios de serra, as rotas de turismo religioso, bem como os outros atrativos.

Segundo a subsecretária de Turismo, Solange Portela, as ações de interiorização do turismo seguem as diretrizes do programa de regionalização do Ministério do Turismo. Em 2019, a pasta estadual conclui o mapeamento turístico, com as cidades que comprovaram ter conselho municipal de turismo em funcionamento e um órgão gestor do turismo local com orçamento próprio. O Rio Grande do Norte tem 79 municípios incluídos no mapa turístico.

Além disso, os municípios precisam comprovar a inscrição de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastur do Ministério do Turismo. “É um trabalho que não depende apenas do poder público, estadual e municipal, mas também do setor privado e das instituições de ensino, para que consigam realizar ações e incrementar o segmento turístico. O turismo é uma importante fonte de geração de emprego e renda. Acredito que o número de cidades potiguares irá crescer ao longo dos próximos dois anos”, reforça Solange Portela.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.