BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente
Primeira Unidade Recicladora do RN será instalada na cidade de Arez
A parte operacional da UR será feita pela Associação dos Catadores - que está sendo criada - e o acompanhamento do projeto e do funcionamento será de responsabilidade de um comitê que será formado
Sistema Fiern
25/07/2018 | 10:23

O Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (Sindrecicla-RN) realizou, nesta terça-feira (24), reunião de alinhamento das ações que serão feitas para a construção da primeira Unidade Recicladora do estado, que será instalada na cidade de Arez. “Estamos criando um modelo que poderá servir de referência como uma opção viável para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explicou Roberto Serquiz, presidente do Sindicato.

Entre as ações aprovadas na reunião estão incluídas a campanha de educação ambiental junto à população da cidade, criação da associação de catadores de resíduos de Arez, e divulgação do edital para construção da UR, que acontecerá até o final do mês de agosto.

Serquiz informou que já existe o local para construção da unidade, que será cedido a partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Arez. O financiamento da construção será da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

A parte operacional da UR será feita pela Associação dos Catadores – que está sendo criada – e o acompanhamento do projeto e do funcionamento será de responsabilidade de um comitê que será formado. “Estamos organizando o Comitê de Acompanhamento da Unidade Recicladora de Arez, que vai acompanhar todas as ações”, informou Serquiz.

Participaram da reunião Rubens Carvalho Cunha, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Arez; Maurício Viana, Secretário do Meio Ambiente de Arez; Carlos Bráulio, Secretário de Educação; Gilson Costa, Coordenador técnico do projeto da UR/Sindrecicla; Marcelo Dantas, gerente do Espaço Empresarial da Fiern, Mariana Torres e Fabíola Correia de Carvalho, técnicas do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

A PNRS prevê ainda a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.