BUSCAR
BUSCAR
Debate
Fiern promove evento para discutir cuidados do transporte da água mineral
Evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal
Redação
16/07/2019 | 18:11

O Fórum “Boas Práticas com a Água Mineral” que acontecerá nesta quarta-feira, 17, às 18h, reunirá empresários da cadeia produtiva de água mineral natural para discutir os cuidados necessários para a qualidade do produto, desde a saída da fonte até a chegada à casa do consumidor. O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), localizado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal.

“Nossa proposta é debater as práticas importantes e a responsabilidade de cada um durante todo o processo de beneficiamento da água mineral, de modo a manter a alta qualidade do produto”, explica Djalma Barbosa Júnior, coordenador do Fórum e presidente do Sindicato de Bebidas e Águas Minerais do RN (Sicramirn).

Embora muitos motoristas e distribuidores de produtos alimentícios não saibam, a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) têm regras de trânsito específicas para o transporte de cargas, que podem ocasionar multas e retenção da carga quando não respeitadas.

“Para produtos como a água mineral natural, por exemplo, o transportador deve ter um documento fiscal com estas informações e necessariamente precisa ter dados sobre o proprietário do veículo que está levando a mercadoria, ou a prestadora de serviços contratada”, explica o policial rodoviário federal, Olinto Neto.

De acordo com o artigo 231 do CTB, ultrapassar o limite da capacidade de peso do carro é uma infração média, cuja multa é acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado. “Um veículo com peso excedente é um risco no trânsito, com grandes possibilidades de ocasionar acidentes”, destaca Neto.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que os veículos que carreguem garrafões de água mineral sejam fechados ou tenham lonas para proteger os produtos. Em situações que fujam destas regras, a população pode acionar a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em casos de transporte em via federal.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.