A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Ruy Pereira dos Santos (UPA de Pajuçara) realizou 109.950 atendimentos em 2019, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Unidade recebeu 79.342 pacientes para atendimentos em clínica médica, 28.944 para a especialidade de pediatria e 1.664 para tratamento em odontologia. Além disso, foram feitos 142.472 exames laboratoriais na UPA do bairro em 2019.
A Unidade de Pajuçara foi inaugurada em 2010 e atende à região do distrito sanitário Norte I, que tem uma população aproximada de 160.446 habitantes. Funciona como intermediária entre hospitais e unidades básicas de saúde. A SMS informou que pretende reunir em breve os números de atendimentos realizados em todas as UPAs da capital no ano passado.

As UPAs compõem uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço Móvel de Urgência – SAMU. Cada Unidade funciona 24h por dia e pode atender a urgências e emergências, como febre alta, infarto, derrame, dor intensa, falta de ar, crises convulsivas, vômito constante, dentre outras.