BUSCAR
BUSCAR
Música potiguar

Abram-se os caminhos

Depois de um percurso regado pela ancestralidade, a cantora natalense CLARA traz ao mundo musical os desfechos de si mesma
Nathallya Macedo
20/07/2020 | 00:07

Quando você reconhece a própria história, também abraça um universo anterior que integra a sua identidade. Foi pensando nessa possibilidade que a natalense CLARA embarcou em uma viagem para entender todas as características da ancestralidade negra – com um trajeto musicado que abriu novos caminhos a partir de raízes autênticas e leais.

Cantora há mais de uma década, CLARA já conquistou prêmios, gravou álbuns e participou de vários projetos, como a Orquestra Boca Seca. Ainda levou a música autoral para outros lugares do Nordeste e até para a Europa. Mas nada como o lar para inspirar. “Moro na Vila de Ponta Negra há 25 anos. É uma periferia e muitas vezes precisamos enfrentar violência. Por outro lado, é o lugar mais afetivo que existe. Temos carinho pelos moradores e somos resistência cultural”, contou.

MG 9767 1 scaled

A Vila acabou virando o cenário do mais novo clipe da cantora, lançado no último dia 10, e que marca a busca por representatividade, expressão e união. O single “Força” traz sonoridades da matriz africana e letras que demonstram intenso vínculo e consonância: “força, meu povo negro. Força, minha mãe negra. Segura minha mão, mana preta. Nossos dias chegarão […] não se entregue, se enxergue e se ergue”.

A canção faz parte do quinto trabalho da artista, o EP intitulado “Volte e Pegue”. Segundo CLARA, o impulso criativo surgiu assim que engravidou da primeira e única filha, em 2015. “A gestação foi como um gatilho: comecei a revisitar algumas memórias, tanto boas quanto ruins, e percebi que passei por diversas situações de racismo. Me vi e me entendi como mulher negra, por isso decidi estudar sobre a nossa luta nesse país. O EP é, então, resultado dessa imersão e desse anseio por autoconhecimento”, revelou.

Agora, aos 36 anos, CLARA deseja influenciar a filha para que conviva e aprenda mais sobre o poder preto. “Essa bagagem nos conecta. Nossa constante luta por vitórias que deveriam ser comuns. O rancor direcionado ao racismo estrutural. Tudo isso está presente no meu cotidiano e, portanto, no álbum”.

Volte e Pegue

O EP “Volte e Pegue” estava programado para ser lançado em junho, mas a pandemia do novo coronavírus adiou o planejamento. “Fiquei temerosa justamente por causa do sofrimento causado pelo vírus. Contudo, lembrei que a arte é transformadora, acolhedora e consegue acalentar”, afirmou. Para que o álbum fosse produzido, a artista criou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma “Vakinha”, com o intuito de custear o trabalho de parceiros e trabalhadores da cultura envolvidos no processo.

Sobre o conceito, CLARA recorreu ao símbolo de Sankofa. “Volte e Pegue é a tradução livre deste símbolo, que é utilizado no sistema de escrita do povo Akan da África Central. Está diretamente ligado ao provérbio que diz: ‘não é problema parar a sua vida e voltar para pegar o que você esqueceu’. Tem relação com fortalecimento, ancestralidade e alicerces. E foi o que aconteceu comigo recentemente”, recapitulou. Entre MPB, soul e blues, a cantora imprime uma sonoridade singular, ao mesmo tempo que prega a coletividade preta e empoderada.

Homem é preso por estelionato contra idoso na Zona Norte de Natal
Suspeito, atualmente investigado pelos crimes de estelionato e de furto mediante fraude em continuidade delitiva, oferecia serviços bancários de empréstimos, principalmente para pessoas idosas
26/04/2024 às 19:20
Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing
Ajustes passam a valer a partir de 1º de junho
26/04/2024 às 19:03
Lewandowski suspende policial que ensinou tortura em curso
Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias
26/04/2024 às 18:54
Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Jardim de Piranhas
Ação decorreu de um cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel na cidade
26/04/2024 às 18:42
Veja como é a declaração do Imposto de Renda de quem é MEI
Microempreendedor é obrigado a informar dados como Pessoa Jurídica e precisa verificar se deve enviar IR
26/04/2024 às 18:35
Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD
Tribunal pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) condenou John Textor, sócio majoritário da SAF do Botafogo, a 45 dias de suspensão do futebol e ao pagamento de uma multa de R$ 100 mil na tarde desta sexta-feira 26
26/04/2024 às 18:08
Cratera se abre em avenida na Praia de Areia Preta, na Zona Sul de Natal
Fortes chuvas que caíram em Natal e vazamento na rede de esgoto foram apontados como motivos para surgimento de cratera em Areia Preta nesta sexta-feira 26
26/04/2024 às 18:01
Edital de concurso de Ceará-Mirim deve ser modificado, recomenda MPRN
Segundo Ministério Público do Rio Grande do Norte, concurso de Ceará-Mirim não pode exigir quantitativo mínimo de doações de medula no período de 12 meses
26/04/2024 às 17:55
É muito difícil PIB do Brasil crescer menos de 2% em 2024, diz Campos Neto
Aposta da autoridade é melhor que projeção da autarquia, de 1,9%
26/04/2024 às 17:55
Extremoz: MPRN quer solução urgente de problemas estruturais em obras de residencial
MPRN recomendou a construtora proprietária do Residencial Lagoa Azul que solucione em definitivo problemas estruturais detectados no empreendimento.
26/04/2024 às 17:48
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.