BUSCAR
BUSCAR
Heitor Gregório

Styvenson e Álvaro fogem do rótulo de “bolsonaristas” com uma diferença

Confira a coluna de Heitor Gregório desta quarta-feira 27
Heitor Gregório
27/01/2026 | 05:27

Dois nomes da oposição no Rio Grande do Norte trataram de fazer um movimento político claro nos últimos dias: afastar de si o carimbo de “bolsonaristas”.

Primeiro foi o senador Styvenson Valentim. Durante discurso na sede do PL, no momento em que anunciou apoio, ao lado de Rogério Marinho, à pré-candidatura do ex-prefeito Álvaro Dias ao Governo do Estado, ele foi direto: “Não sou bolsonarista”. A fala foi curta, objetiva e sem qualquer complemento que suavizasse ou equilibrasse a declaração.

“Não me considero bolsonarista”, afirma Álvaro Dias após receber apoio do PL para eleição
Styvenson e Álvaro fogem do rótulo de “bolsonaristas” com uma diferença - Foto: Reprodução/PL

Álvaro Dias adotou caminho parecido, mas com nuances. Em entrevista à 95 FM, afirmou: “Não me considero bolsonarista”. Diferente de Styvenson, porém, o ex-prefeito fez questão de acrescentar um registro positivo sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lembrou a liberação de recursos federais durante sua gestão à frente da Prefeitura do Natal e destacou a “acolhida” e a “receptividade” do então presidente. “Bolsonaro tem o meu respeito e a minha gratidão”, disse. À TV Ponta Negra, declarou voto e apoio a Flávio Bolsonaro.

Styvenson sempre foi enfático ao se desvincular do rótulo e nunca fez qualquer menção favorável ao ex-presidente, que atualmente cumpre pena em Brasília após condenação por tentativa de golpe de Estado. Álvaro, embora rejeite a identidade bolsonarista, preserva a relação que teve no passado, sinalizando respeito, reconhecimento e declarando voto.

O pano de fundo é eleitoral. No Rio Grande do Norte, até aqui, as pesquisas apontam a liderança do presidente Lula. Portanto, carregar o rótulo de “bolsonarista” não parece ser um ativo político interessante. Ao contrário, pode significar resistência em parcelas importantes do eleitorado potiguar.

ÁLVARO EVITA CRAVAR SAÍDA DO REPUBLICANOS

Pelo menos por enquanto, o ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Estado Álvaro Dias não confirma publicamente uma possível troca do Republicanos pelo PL. A mudança, que vem sendo comentada nos bastidores, ainda não está definida.

“Não tenho nenhum motivo para deixar o Republicanos, mas a decisão será tomada em grupo. Vou ouvir Rogério, Styvenson e Paulinho”, afirmou Álvaro, em entrevista à jornalista Micarla de Sousa, na TV Ponta Negra.

ZENAIDE E A DISPOSIÇÃO QUE CAUSA INVEJA ATÉ EM POLÍTICOS JOVENS

A senadora Zenaide Maia (PSD), que vai disputar a reeleição, tem mostrado uma disposição de agenda que deixa muito candidato jovem para trás. Neste domingo 25, logo pela manhã, ela cumpriu compromisso em Tibau, no litoral mossoroense, ao lado do governadorável Allyson e do deputado estadual Kleber Rodrigues. Sem perder tempo, seguiu para Natal, onde participou do encerramento da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praia da Redinha.

DOMINGO DE FÉ PARA FÁTIMA

Veranista da Praia da Redinha, a governadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Senado, dedicou o domingo às celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes. Pela manhã, participou da missa em homenagem a pescadores e marinheiros. À tarde, a governadora acompanhou a procissão.

ROGÉRIO MARINHO TROCA A CAMINHADA DE NIKOLAS PELA DE PIRAMBÚZIOS

Enquanto o deputado Nikolas Ferreira comandava uma caminhada rumo a Brasília, em ato pedindo a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Rogério Marinho teve um roteiro bem distinto no sábado 24. À beira-mar de Pirambúzios, no litoral potiguar, o senador fez sua própria caminhada, onde cumprimentava nomes conhecidos da elite natalense.

CURSO DE MEDICINA COM ATIVIDADES EM CAICÓ CONQUISTA CONCEITO MÁXIMO EM AVALIAÇÃO NACIONAL

A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) alcançou conceito máximo na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado em 2025 pelo Ministério da Educação. O resultado coloca a instituição, que tem grande parte de suas atividades acadêmicas desenvolvidas em Caicó, entre os cursos de Medicina com melhor desempenho no País. O desempenho reforça a qualidade da formação oferecida pela EMCM e destaca a interiorização do ensino superior público como estratégia de excelência na área da saúde.