Uma matéria trazida pelo jornal O Globo no fim de semana chamou a atenção para as relações entre os poderes Legislativos e Executivo nos estados. A reportagem tem a seguinte manchete: “Governadores e Assembleias duelam em cinco estados”. E um dos cinco estados citados é o Rio Grande do Norte.
Diz a reportagem: “Já Fátima Bezerra enfrenta a rejeição de sua gestão por parte da população, em especial na Saúde. Isso tem efeito sobre os deputados, incluindo o presidente do Legislativo, Ezequiel Ferreira (PSDB). Em 2018, ele deu sustentação à eleição da petista e foram aliados por anos. Neste segundo mandato, contudo, a relação esfriou. O Legislativo tem se posicionado contra o Executivo pela demora no pagamento das emendas e travado a pauta”.
Já é notório até na mídia nacional o esfriamento da relação entre Fátima e Ezequiel. Isso já é sentido nas derrotas recentes sofridas pelo governo na Assembleia Legislativa.
Ou alguém tem alguma dúvida de que, se o presidente Ezequiel tivesse articulado o aumento do ICMS para 20%, ele tinha passado? Eu não tenho nenhuma.
Outra prova será a votação para conselheiro do Tribunal de Contas. A governadora apoia o deputado George Soares (PV). Já a oposição tem o deputado Gustavo Carvalho (PSDB). Resta saber se a corda vai esticar até um final trágico da relação de Fátima entre Ezequiel.
Lagartão quer soltar Lagartixa e promete envolver a câmara
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) divulgou um vídeo informando que vai levar o caso da prisão do policial militar reformado Wendel Lagartixa para a Câmara dos Deputados. Os dois haviam rompido politicamente, mas agora estão se reconciliando. Segundo a fala do deputado Gonçalves, Wendel Lagartixa se apresenta muito debilitado no presídio militar em Salvador, onde cumpre prisão preventiva pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Lagartixa estaria há pelo menos 12 dias com a mesma roupa, doada, e também estaria totalmente isolado.
O Sucesso estrondoso do “Pingo da Mei Dia”
O “Pingo da Mei Dia”, que abriu os festejos do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2024, reuniu mais de 230 mil pessoas neste sábado, dia 1º de junho, no Corredor Cultural. O ponto alto do evento se deu por volta das 19h, quando Bell Marques estava na avenida, garantindo a alegria do público. Os cantores Zé Vaqueiro e Tarcísio do Acordeon, além de outros artistas, também animaram o público. O sucesso do evento foi total. Na segurança, não houve nenhum registro grave de violência.
O “Pingo da Mei Dia” contou com 1.420 agentes de segurança, incluindo as polícias Militar, Civil e Penal, bombeiros militares e civis, brigadistas, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, agentes de trânsito, Itep, Guarda Civil Municipal e segurança privada. Parabéns ao prefeito Allyson Bezerra e toda sua equipe que estiveram à frente da organização.
O encontro dos Bezerras
A governadora Fatima Bezerra (PT) e o prefeito Allyson Bezerra (UB) deram uma aula de civilidade e de convivência oficial entre chefes do Executivo em esferas diferentes. Almoçaram juntos e posaram para fotos durante o Pingo da Mei Dia, evento que abre os festejos juninos da cidade.