BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Liderando as pesquisas para o Governo do RN, Allyson começa a virar alvo

Confira a coluna de Opinião nesta quinta-feira 15
Redação
15/05/2025 | 05:05

Destacar-se é virar alvo, já diziam os observadores políticos de outras histórias. Fora das bolhas de esquerda e de direita, sem extremismo de A ou B, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) começa a virar alvo dos que não querem vê-lo governador do Rio Grande do Norte. Políticos de diferentes partidos admitem nos bastidores que o nome do jovem prefeito de Mossoró é espontâneo e seus aliados garantem que é reflexo de sua gestão na segunda maior cidade do Estado.

Nas últimas horas, grupos de WhatsApp repercutiram uma denúncia que corre em segredo de Justiça e que vem sendo apurada pelo Ministério Público Estadual. O foco seria pagamento de propina de obras que foram licitadas pela gestão de Allyson Bezerra, em Mossoró. Um depoimento do empresário Francisco Erinaldo da Silva ao Ministério Público abriu o procedimento investigatório.

Senadora Zenaide Maia já sinaliza compor com o prefeito Allyson Bezerra para o Governo - Foto: José Aldenir/Agora RN
Allyson Bezerra (União Brasil) - Foto: José Aldenir/Agora RN

Antes de fazer o depoimento, ele conversou com um advogado que gravou a conversa com sua autorização. A conversa com o advogado foi gravada em 26 de dezembro de 2023. Já o depoimento ocorreu no dia 16 de março do ano passado.

CONVERSA

Antes de pegar a estrada para o interior, a governadora Fátima Bezerra (PT) teve uma conversa com o vice Walter Alves (MDB) e a deputada federal Natália Bonavides (PT). A conversa entrou pela noite de terça-feira. Segundo fontes, na conversa não foi discutida a possibilidade de Natália ser a candidata do PT para governadora.

COMITIVA

Na agenda institucional em Santana do Matos, a governadora Fátima Bezerra e seu pré-candidato Cadu Xavier receberam a turma do PT, que levou bandeiras e posou para fotos junto com o deputado estadual Francisco do PT, líder do governo na Assembleia.

REFREGA

Líder do PL na Assembleia, o deputado Tomba Farias reagiu ontem após o presidente da Caern, Roberto Linhares, ameaçar processá-lo judicialmente. “Estou pronto para ser processado pelo senhor, mas não deixarei de cobrar uma solução para esse problema que tanto aflige o povo de Santa Cruz”, discursou, sobre a falta d’água na cidade.

UTI

Ontem, havia mais pacientes na fila por leitos de UTI do que vagas disponíveis em hospitais da rede pública potiguar. O Regula RN apontava que 91 pacientes estavam na fila por leito de UTI e haviam 53 vagas disponíveis nesta quarta-feira. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o aumento é devido aos casos de doenças respiratórias. Em função do problema, a Sesap anunciou a expansão de leitos a partir do dia 22 de maio.

SENADO

Ontem à tarde, a senadora Zenaide Maia (PSD) fez registro presidindo a sessão do Senado Federal. A potiguar também discursou em defesa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que completa 35 anos de criação. Ela considera que o papel estratégico da Conab para a segurança alimentar do País e para a dignidade da população tem sido ameaçado pela possibilidade de privatização da empresa.

TIKTOK

Os comentários da primeira-dama Janja Silva com críticas ao TikTok durante encontro do presidente Lula (PT) com o presidente da China, Xi Jinping, podem ter sido interpretados pelo governo chinês como uma quebra de protocolo, avaliam diplomatas. A situação foi agravada por se tratar de um tema altamente sensível para o regime.

QUEM VAZOU?

O vazamento da conversa que Lula e Janja tiveram com o presidente da China, Xi Jinping, causou mal-estar na comitiva que viajou com o presidente para o país asiático. E motivou uma tentativa de descobrir quem foi o ministro que revelou a conversa —segundo o presidente, de forma distorcida e injusta com a primeira-dama. A suspeita, compartilhada por diversos integrantes da comitiva, acabou afunilando no nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Será?