A história da construção da torre Eiffel em Paris mostra como são difíceis as implantações de propostas de inovação e modernidade. Hoje, acontece o mesmo. Vejam-se, por exemplo, os exageros em relação a temas do meio ambiente, com bloqueios aos avanços econômicos. O monumento mais visitado no mundo foi construído sob violentos protestos de escritores, pintores, escultores, arquitetos e a maioria da opinião pública francesa. Concluída há 135 anos (março de 1889), integrou as celebrações pelos 100 anos da Revolução Francesa. É a primeira torre do mundo a ultrapassar os 300 metros a partir do solo. À época, a Torre Eiffel representava o progresso da indústria francesa e a vanguarda das artes.
O jurista Ives Gandra Martins cita em artigo o manifesto publicado em 1887 no jornal “Le Temps”, de Paris, sob o título “Protestos contra a construção da torre Eiffel” com a assinatura de intelectuais da época. No preâmbulo, lê-se: “Nós, vimos protestar com todas as nossas forças, com toda a nossa indignação, em nome do bom gosto francês…. Em nome da arte e da história francesa ameaçadas, contra a ereção, em pleno coração de nossa capital, da inútil e monstruosa torre Eiffel … já batizada de torre de Babel”.
Prossegue o manifesto: ““É suficiente … Imaginar um uma torre vertiginosamente ridícula, dominando Paris, como uma negra e gigantesca chaminé de usina, humilhando com seu vulto bárbaro todos os nossos monumentos, amesquinhando toda nossa arquitetura, fazendo-os desaparecer”.
Consta que Guy de Maupassant, grande opositor da torre Eiffel, defendia a sua demolição. Alexandre Gustave Eiffel tornou-se o engenheiro civil responsável pela torre, que leva seu nome. Ele também construiu a Estátua da Liberdade, em Nova York., um presente do povo da França para os Estados Unidos, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi.
A torre Eiffel tornou-se uma atração popular, apesar dos temores de críticos, de que seria uma estrutura feia, dominando o horizonte de Paris. Depois de invadir a França, em 1940, foi o local que Hitler escolheu para ser fotografado.
A torre, pela sua altura, permitiu que a montadora francesa Citroen instalasse outdoor gigante, entre 1925 e 1934, usando quinhentos milhões de lâmpadas para estampar seu nome na estrutura. O Guinness Book of Records gravou-o como a maior propaganda do mundo. Para chegar até o topo por meio das escadas é preciso subir 1665 degraus. “A torre se balança durante tempestades muito severas, e seu movimento pode ser observado ainda que de maneira sutil.”
Houve momento em que a Torre Eiffel correu riscos de desaparecer. Hitler quando soube que os aliados avançavam para libertar Paris, enviou ordens ao general Dietrich von Choltitz, o governador militar de Paris, para transformar a cidade em escombros, incluindo a Torre Eiffel. Felizmente, Choltitz não cumpriu a ordem. E na atualidade, a Torre Eiffel se tornou o símbolo icônico de Paris.