BUSCAR
BUSCAR
Julgamento no STF

“Tô acostumado”, diz Moraes ao saber que foi chamado de “desgraçado” em reuniões com aliados de Bolsonaro

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro afirmou que críticas ao ministro não envolviam ameaças ou planos de ação
Redação
09/06/2025 | 19:03

Durante interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira 9, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o ministro Alexandre de Moraes era “muito criticado” em reuniões informais, com tom semelhante a “conversa de bar”. A declaração foi feita após questionamento do advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celso Vilardi, sobre uma reunião ocorrida em 28 de novembro de 2022.

Cid respondeu que Moraes foi citado na ocasião e, ao ser interpelado diretamente pelo ministro relator, explicou. “Ministro, as pessoas criticavam muito o senhor, as mesmas críticas que o senhor recebe, o mesmo xingamento, de certa forma passaram por ali. Era uma conversa de bar. Nada de ‘temos que acabar com ele’ ou ‘vamos planejar alguma coisa’, isso nunca existiu”.

Primeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 1 da Pet 1
A declaração gerou risos no plenário quando Moraes reagiu: “Só? O senhor tem que falar a verdade. Eu tô acostumado, pode falar”. | Foto: STF

A declaração gerou risos no plenário quando Moraes reagiu: “Só? O senhor tem que falar a verdade. Eu tô acostumado, pode falar”. Cid complementou dizendo que havia xingamentos como “esse cara é um desgraçado”, além de compartilhamento de memes e figurinhas.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

O depoimento de Mauro Cid abre a semana de interrogatórios do chamado “núcleo crucial” da ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Além de Cid, o STF ouvirá outros sete réus, entre eles Jair Bolsonaro e seus ex-ministros Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Braga Netto e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier. A Primeira Turma do STF reservou os cinco dias da semana para a realização dos interrogatórios.

NOTÍCIAS RELACIONADAS