BUSCAR
BUSCAR
Desobediência
Irmão de Bolsonaro é barrado em açougue ao burlar regra de isolamento
Comerciante esteve em um açougue de Registro (SP), a 194 km da capital paulista, e se recusou a cumprir medidas estipuladas pela prefeitura para prevenir coronavírus
Folha de S. Paulo
16/04/2020 | 11:38

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, o seu irmão Renato Bolsonaro, de 56 anos, desprezou recomendações sanitárias para evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus no país.

O comerciante esteve na última segunda-feira (13) em um açougue de Registro (SP), a 194 km da capital paulista, e se recusou a cumprir medidas estipuladas pela prefeitura para prevenir o contágio. Por isso acabou barrado na porta e não foi atendido.

Renato Bolsonaro mora em Miracatu (SP), no Vale do Ribeira, mas pretendia fazer compras no açougue Carne, Queijo e Cia, na cidade vizinha. Uma norma do município, porém, determina que durante a crise o acesso a estabelecimentos do tipo é limitado a dois compradores por vez —e só entra quem estiver vestindo máscara de proteção.

Segundo relatos de testemunhas, o irmão do presidente aguardou na fila até chegar a sua vez, mas na hora de entrar no estabelecimento se recusou a vestir uma máscara.

A Folha conversou com uma funcionária do açougue. Ela disse que Renato, ao ser informado de que não poderia entrar sem a proteção, teria exigido que alguém o servisse no lado de fora do estabelecimento, o que também seria irregular.

Como o atendimento na parte externa também foi negado, Renato passou a reclamar na frente do açougue, segundo as testemunhas ouvidas pela Folha. Os funcionários e clientes sabiam que se tratava do irmão do presidente da República. Sem ser atendido, ele foi embora reclamando.

O presidente Bolsonaro também tem tomado atitudes contrárias às recomendações de órgãos de saúde, cientistas e até do próprio Ministério da Saúde, que recomendam o isolamento social e a adoção de cuidados, como usar máscaras e evitar aglomerações.

Durante a crise do coronavírus, o presidente reuniu aglomerações ao visitar padarias e farmácias, circulou sem proteção no rosto e tocou em apoiadores para tirar fotos.

Bolsonaro é contra o isolamento total durante a pandemia e considera que o ideal é confinar apenas grupos de risco. Ele se mostra favorável a uma maior flexibilização para a reabertura de estabelecimentos comerciais.

Renato Bolsonaro e sua família possuem uma rede de lojas de móveis nas cidades do Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo. Sua filha Vitória administra a unidade de Miracatu.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.