BUSCAR
BUSCAR
Capacitação

IMD abre 55 vagas para cursos gratuitos em tecnologia

Inscrições seguem até 20 de julho; aulas presenciais envolvem temas como Inteligência Artificial, Jogos Digitais e Ciência de Dados
Capacitação
08/07/2025 | 14:09

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições nesta semana para o Programa de Estudos Secundários (PES), que oferece 55 vagas em cursos gratuitos nas áreas de tecnologia. A oportunidade é voltada a pessoas que não possuem vínculo ativo em cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que já tenham concluído, iniciado ou estejam cursando o ensino superior.

As inscrições seguem abertas até 20 de julho, exclusivamente pela seção “processos seletivos – formação complementar” do SIGAA da UFRN. Para participar, é necessário anexar em formato PDF os seguintes documentos: cópia do diploma ou certificado de conclusão, histórico de graduação, documento de identificação com foto e CPF.

1SOBREOIMD
Formação do Programa de Estudos Secundários do IMD é voltada a quem já possui graduação ou está cursando o ensino superior - Foto: Reprodução

Os cursos oferecidos são: Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Jogos Digitais. Cada um conta com cinco vagas, exceto o curso de Inteligência Artificial, que dispõe de 30 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 70. Após a escolha do curso, não será possível alterar a formação selecionada durante o período letivo.

As aulas serão presenciais, com horários sujeitos à variação a cada semestre, conforme disponibilidade de infraestrutura e professores.

Regido pelo Edital nº 001/2024, o processo seletivo será composto por uma Prova de Conhecimentos Específicos, com questões objetivas sobre conteúdos teóricos e práticos ligados à Tecnologia da Informação. O resultado final está previsto para 7 de agosto, na página da seleção no SIGAA.

O Programa de Estudos Secundários é classificado como curso sequencial, conforme definição da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação. Cada formação tem entre 300 e 360 horas e oferece certificação na área escolhida, voltada a profissionais de diferentes setores que desejam desenvolver habilidades específicas fora das grades curriculares tradicionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS