BUSCAR
BUSCAR
Política

Reforma Tributária: relator admite alterações para atender governadores

Conselho que vai definir distribuição de novos impostos deverá ter formação mais clara
Redação
05/07/2023 | 09:00

O relator da Reforma Tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou na noite desta terça-feira 4 a alteração de pelo menos três itens no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) em análise na Câmara, com a definição de regras para o Conselho Federativo, o Fundo de Desenvolvimento Regional e um novo cálculo de transição para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), união entre ICMS e ISS.

Ao deixar a Câmara e ir ao encontro de governadores do Sul e Sudeste em um hotel de Brasília, Ribeiro disse que o Conselho Federativo, motivo de protesto de governadores, vai ser mantido, mas com detalhamento da formação.

Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Foto: Pablo Valadares/Câmara
Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Foto: Pablo Valadares/Câmara

Mudanças na reforma tributária serão discutidas em nova reunião

“Vamos para outra reunião para resolver isso. Sugestões para o Conselho Federativo, o Fundo de Desenvolvimento Regional. Tem uma demanda política de deixar isso mais claro. No conselho federativo, vamos ter que ter paridade, estamos desenhando a melhor forma de fazer isso. A ideia é que tenhamos isso claro na PEC. A transição estamos finalizando, estamos calculando e pactuando com todos os estados. Tenho convicção que amanhã esses temas estarão endereçados. Esses pontos já tínhamos um compromisso político de discutir. Vamos tentar fazer a convergência entre os estados no que for possível”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.

Ontem, o deputado Reginaldo Lopes, que foi coordenador do Grupo de Trabalho que analisou a reforma tributária na Câmara, já havia alertado que Ribeiro faria mudanças.

O relator também se disse favorável a uma definição de cesta básica nacional, mas não quis detalhar os itens.